Saúde

Covid-19: transmissão via ar-condicionado. Tem solução?

Foto: Pixabay

De acordo com o estudo chinês, a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar condicionado, sem contato físico. A conclusão é que um ambiente fechado tem pouca ventilação e pouca troca de ar com o ambiente externo, fazendo com que o vírus se concentre no local.

Por isso, o ar-condicionado pode ser um vilão no contágio, pois ele “varre” o ar em direção ao interior do ambiente e, consequentemente, transporta o vírus em pequenas partículas. Sem renovação ou com pouca renovação de ar, o ambiente torna-se propício a contaminar quem estiver no local.

A ventilação – janelas abertas – é um jeito simples e barato de fazer o vírus desaparecer do ar, mas como agir em prédios e estabelecimentos sem janelas, como lojas de shopping? Ou em dias de chuva, que as janelas não podem ficar abertas?

Em 15 de maio o professor Antônio Luis de Campos Mariani (Poli-USP) publicou um vídeo sobre o tema, propondo adequações nos sistemas de ventilação para reduzir a propagação de microorganismos presentes no ar.

O ideal seria que mais empresas, assim como a A Kemp – empresa de gerenciamento de obras e projetos especializada em varejo – que está acompanhando a discussão do tema e praticando algumas soluções, acreditem na possibilidade de acrescentar mais ar externo, distribuindo melhor esse ar externo aos splits residenciais e comerciais de forma que ele possa ser diluído igualmente entre todos os equipamentos de ar condicionado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: