Educação

Lei que obriga instituições de ensino a dar descontos durante a pandemia é cancelada

Foto: Reprodução  Freepik

A Lei Nº 8864 que tinha sido decretada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e sancionada pelo governador Wilson Witzel, está suspensa. Inserida no Diário Oficial no último dia 3, garantia o desconto de 30% nas mensalidades de instituições de ensino privado.

A decisão, ainda que provisória, foi tomada pela Juíza Regina Chuquer, em atendimento a um mandado que recebeu do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ). A liminar foi assinada pela juíza ontem (15), e o prazo  que as autoridades coatoras tem para prestar esclarecimentos é de 10 dias.

Com o argumento de que a lei possui inconstitucionalidades e invade a competência da união com relação a respeito de normas contratuais, a juíza disse que “A Constituição da República é o documento estruturante do Estado Brasil e seus princípios e normas não podem ter o seu cumprimento afastado nem por uma pandemia. Devem ser aplicados de forma irrestrita, sob pena de absoluta nulidade”

A magistrada ainda alegou que “Esse descompasso, resolve-se pela não aplicação da lei incompatível, uma vez que a relação jurídica de direito material estabelecida entre os alunos/pais e a instituição de ensino tem por instrumento contratos prevendo obrigações para ambas as partes. Assim é que, justificada por uma regra de exceção, o estado de calamidade decretado no Estado, pretende a Assembleia Legislativa obrigar às escolas particulares de todos os níveis, a concederem descontos variados, de acordo com faixas de preço desde que submetidos a uma pretensa Mesa de Negociações”, as citações da juíza estão de acordo com publicação do portal Jovem Pan.

O prazo de 10 dias para manifestação das outras partes se encerra em 29 de junho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: