Diversos

Em Búzios, praia de José Gonçalves foi batizada com nome de vendedor de escravos

Foto: Reprodução PrefiroViajar

Durante o século 19, o  português José Gonçalves, foi no Brasil um bem conhecido vendedor de escravos. Mesmo assim, teve o seu nome colocado em uma escondida, porém linda e conhecida praia de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Fato este, que está sendo questionado depois que um homem preto, chamado George Floyd, foi assassinado por um policial branco nos Estados Unidos.

Nascido em Portugal, numa família pobre, José Gonçalves da Silva desembarcou no Rio de Janeiro aos 12 anos de idade, onde trabalhou como faz tudo. Ele aproveitou o tráfico ilegal de africanos, em 1831, para ficar rico, mas isso, diante do sofrimento dos negros.

A historiadora Nilma Teixeira, segundo publicação de O Globo, certificou-se de que Gonçalves recebeu um título de cidadão brasileiro e até comprou, com sua fortuna, uma propriedade que ficava desde a praia Rasa até a de Tucuns , possuindo 20 quilômetros.  Calcula- se, que josé chegou a traficar mais ou menos 36 mil escravos, em sua maioria do sexo masculino entre 15 e 30 anos.

A retórica em torno do homem mal, que foi homenageado, tendo seu nome colocado em uma das praias mais bonitas da instância de Armação de Búzios, não agrada a maioria dos historiadores do local. A alteração do nome da praia está sendo centro de discussões, principalmente após a derrubada de uma estátua inglesa de um outro traficante de escravos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: