Saúde

Uso de máscaras contra Covid-19 evidenciou ‘orelhas de abano’ e aumentou procura por Otoplastia

Você já deve ter ouvido pessoas reclamarem da pressão que algumas máscaras contra a Covid-19 causam nas orelhas, evidenciando o que chamamos de ‘orelha de abano’. O acessório de proteção também destaca o defeito congênito que muitas pessoas já possuem na região e, com isso, a busca por Otoplastia tem crescido no Brasil. Dr. Luiz Haroldo Pereira, médico com mais de 40 anos de experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica o aumento por cirurgias na face, entre elas a de correção das orelhas.

“Com o uso das máscaras, houve uma maior tração nas orelhas e esta pressão ajudou a evidenciar mais as orelhas de abano. Algumas deformidades vão acontecer por conta dessa pressão nesta região”, revela o médico, que ainda explica: “A Otoplastia consiste em fazermos uma retirada de pele da parte posterior da orelha e criarmos uma remodelagem da cartilagem auricular. Ela deve ser realizada em hospital ou clínica, com toda a segurança”.

O médico ressalta ainda que a Otoplastia é muitas vezes buscada para pacientes crianças, quando pais querem evitar que os filhos sofram bullying na escola por conta da ‘orelha de abano’. “A indicação, na maioria das vezes, é da própria criança que se sente diferente das outras e usa o cabelo para esconder as orelhas. No meu consultório muitos pais procuram para fazer nos filhos”, explica o médico.

A recuperação é rápida: “No primeiro dia usa uma bandagem para manter a orelha na posição correta e depois passa a utilizar bandagem tipo de tenista para dormir por 10 dias. Os pontos são retirados depois de 10 dias. A cirurgia é mais procurada nos meses de férias para que o menor não perca as aulas e possa se recuperar melhor”.

Lives aumentaram busca por cirurgias na face:

Outro fenômeno causado por conta da pandemia é o aumento de cirurgias na face. A justificativa encontrada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é que muitas pessoas estão optando por reuniões virtuais e lives com amigos, o que fez com que muitos passassem a reparar mais em imperfeições no rosto e a buscar cirurgias de correção na face.

Dr. Luiz Haroldo explica: “As lives fizeram com que deformidades e imperfeições ganhassem destaque. Como flacidez cutânea, bolsas de gordura nas pálpebras, gordura no pescoço, entre outras. A cirurgia facial, chamada comumente de Lift Facial, consiste em retirarmos o excesso de rugas, fazemos o tratamento da musculatura, e complementamos com enxerto de gordura para termos a volumetrização da face. A blefaroplastia (retirada do excesso de peles das pálpebras) também é realizada durante o Lift Facial.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: