Coluna

Fé em tempos de Covid-19

Tenho certeza que você já deve ter ouvido palavras reconfortantes, sobre ter esperança, pois tudo que está acontecendo a nossa volta vai passar, e que devemos ser pacientes. Todas essas mensagens positivas são importantes para a manutenção de uma gestão mental, física e espiritual saudáveis. Combinados com um estilo de vida que englobe atividades físicas, lazer, diálogos estimulantes, mudança de alimentação para cardápios mais saudáveis e exercícios de gratidão constante.

Foto: Reprodução

Hoje somos estimulados a manter nossa mente o mais livre possível, de padrões de pensamentos nocivos, que desencadeiam problemas como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, fobias e etc. Principalmente nesse momento, em que, nossas rotinas foram afetas com o surgimento do Coronavírus e todas as desdobraduras do contágio, o isolamento, o luto e a desesperança.

Mas o que as vezes deixamos de entender é o significado, e devido a essa falta de compreensão, acabamos por deixá-la de por em prática, o conceito da fé. Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa fé é:

“Convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade; crença”.

Essa é a primeira definição da palavra fé. Mas gostaríamos que fossemos mais longe nessa jornada. Além de ser uma Convicção intensa que trás paz ao coração daqueles que possuem, a fé também é uma poderosa ferramenta para permanecemos ativos em nossos propósitos. E porquê não dizer, que um desses propósitos é, acordar em uma manhã, com a boa notícia que o Covid-19 foi erradicado?

Foto: Reprodução

Você pode achar tolo crer que um vírus pandêmico como esse, possa ser extinguido da noite para o dia, mas é ai que está a prática da fé. É sobre crer que algo bom vai acontecer e mesmo que não aconteça agora, a fé também é exercício de espera. Segundo a bíblia sagrada fé é:

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Hebreus 11:1

A evolução e o desenvolvimento da fé não ocorre de forma livre e espontânea, é um processo que requer prática, determinação e bom ânimo. Com esse alinhamento realizado, os resultados poderão ser surpreendentes para a qualidade de vida dos que praticam.

A fé é como um músculo da alma. Pense que você vai a academia e treina musculação apenas dos músculos das pernas, se você for selecionado para uma prova de arremesso de peso, dificilmente você terá desenvolvido um bom desempenho, pós os músculos superiores não foram treinados. Assim é a fé, ela precisa ser estimulada e posta em prática, para que se torne forte.

Mas pode acontecer de acreditarmos que possuímos uma fé tão pequena que chega a ser irrisória, e que nenhum esforço para desenvolve-la é válido e com isso desanimemos. Contudo Cristo utilizou a parábola do grão de mostarda, mostrando que mesmo que a nossa fé possa parecer pequena, ela crescerá e produzirá grandes resultados.

“Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20

Mas como desenvolver a fé?

Através dos atos, já é um excelente começo. A bíblia sagrada, especificamente o Livro de Hebreus, capítulo 11, nós trás uma galeria com exemplos de homens e mulheres que tiveram atos de fé, dentre eles estão:

1- Abel (Hb 11:4); ofereceu maior sacrifício do que Caim.

2- Enoque (Hb 11:5,6); andou com Deus e Deus o tomou para Si.

3- Noé (Hb 11:7); foi temente a Deus e obedeceu-o construindo a Arca.

4- Abraão (Hb 11:8); Ouviu a voz de Deus e creu na promessa, indo para uma terra que ainda não conhecia; (11:17-19) e ofereceu seu filho Isaque crendo que Deus é poderoso até para ressuscitar.

5- Sara (Hb 11:11); concebeu um filho já em idade avançada. (…)

Foto: Reprodução

Esse são apenas alguns exemplos retirados do texto. Cada um deles, dentro dos seus próprios contextos de vida, dentro das circunstâncias que viviam, e apesar das lutas que passaram, acreditavam na vitória em Deus, acreditaram na promessa que Deus os havia feito, entregaram seu melhor ao Senhor e não desanimaram.

Deus está sempre por perto para alavancar a nossa fé. Essa semente já vive dentro de nós. Basta pedirmos a Deus que ela se desenvolva e tenhamos paciência para que ela germine, cresça e dê frutos. E um dos frutos mais lindos da fé, é quando outras pessoas são alcançadas, saradas e abençoados, e através da semente de fé, que habita em nós, e através do nosso exemplo, elas se inspiram e desenvolvem sua fé em Deus e se tornam pessoas melhores.

A fé é um elemento indispensável para quem deseja viver para Deus e de forma mais livre e saudável. A fé nós torna mais fortes, capacitando-nos a suportar as adversidades e equipando-nos a viver uma vida melhor e que agrada a Deus.

A nossa fé aumenta quando lemos a Bíblia e deixamos que a Palavra de Deus tenha influência em todo o nosso ser. E quando a nossa fé aumenta, conseguimos ver muito mais além do que é natural: vemos o sobrenatural de Deus em ação.

A nossa fé aumenta quando a oramos, pois mantemos um vínculo de comunicação com Deus que é o autor da fé.

Que você possa encontrar esse caminho e se fortalecer nele. Creia, dias melhores virão! E que você possa também ajudar outras pessoas, lembrando que em todo mundo, ele também sofrem e sentem tudo que também sentimos, de formas e em momentos diferentes, mas com a mesma essência.

“Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” 1 Pedro 5:9

E lembre-se do que disse Jesus:

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33.

Forte abraço!

Texto Escrito por: Ted Keira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: