Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul: edição especial do evento inspiracional oferece aulões online de reforço escolar
Tempo de leitura: 4 Minutes

Ação integra edição especial de um dos maiores eventos inspiracionais para estudantes do Brasil e têm objetivo de ajudar jovens impactados pelas chuvas

Após meses desde o início da catástrofe que atingiu todo o Rio Grande do Sul, o estado ainda precisa de ajuda para se reerguer. No que diz respeito à educação, são 1.095 escolas e milhares de estudantes afetados. Diante desse cenário, o Crie o Impossível, evento inspiracional para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas realizado pela ONG Embaixadores da Educação, ampliou suas iniciativas este ano, em uma edição especial pelo Rio Grande do Sul. Em parceria com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, o Crie o Impossível realiza, até 21 de setembro, aulões online de reforço escolar para alunos do ensino médio. As aulas são transmitidas ao vivo pela TV Seduc RS, canal da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul no YouTube, com acesso gratuito para todo o Brasil.

Todas as aulas são ministradas por professores famosos na internet, como Letícia Góes, Gabriel Cabral, Sandro Curió, Daniel Gomes de Carvalho, Poxa Lulu, Hansen, Henrique Araújo, Fernanda Pessoa, Débora Aladin, Ramilton Batinga, Noslen Borges, Samuel da Cunha e Gustavo Reis. São profissionais capazes de cativar os adolescentes e chamar sua atenção para o aprendizado das matérias.

Já foram realizados aulões das disciplinas de História, Física, Língua Portuguesa, Biologia e Matemática. Ainda vem aí:

  • Interpretação de textos, figuras de linguagem, tipos e gêneros textuaisLíngua Portuguesa | 10 de setembro, terça-feira, às 19h30 | Com Letícia Góes
  • Estequiometria, deslocamento do equilíbrio e termoquímicaQuímica | 10 de setembro, terça-feira, às 20h30 | Com Gabriel Cabral
  • Geometria plana e logaritmoMatemática | 14 de setembro, sábado, às 9h | Com Sandro Curió
  • ContratualismoFilosofia e Sociologia | 14 de setembro, sábado, às 10h15 | Com Daniel Gomes de Carvalho
  • Estrutura completa de redaçãoRedação | 17 de setembro, terça-feira, às 19h30 | Com Poxa Lulu
  • Fordismo e ToyotismoGeografia | 17 de setembro, terça-feira, às 20h30 | Com Hansen
  • ArgumentaçãoRedação | 21 de setembro, sábado, às 9h | Com Henrique Araújo
  • RepertórioRedação | 21 de setembro, sábado, às 10h15 | Com Fernanda Pessoa

“Nesta edição especial, ampliamos as ações do Crie o Impossível para ajudar os estudantes do Rio Grande do Sul em diferentes frentes, inclusive com revisão e reforço escolar. Queremos que os alunos e profissionais da educação sintam que não estão sozinhos nessa retomada e na realização do sonho de ver escolas mais bem equipadas e recuperarem a aprendizagem.  Esses aulões são, sobretudo, um reforço e estímulo para que não desistam de seguir”, comenta a cofundadora e CEO da ONG Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu.

“Estamos comprometidos em oferecer todo o apoio necessário na preparação dos nossos estudantes para o ENEM 2024. O ‘Vamo Pra Cima’ é a nossa resposta, após o recorde de inscritos no ENEM, para garantir que os estudantes estejam prontos. Contamos com professores renomados e carismáticos, que são referências entre os jovens, para que apoiem o  trabalho de alto nível realizado pelos professores da rede estadual em cada uma das nossas escolas. Agradecemos ao Embaixadores da Educação pela parceria e por estarem conosco ao lado dos estudantes gaúchos”, afirma Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul.

Além dos aulões virtuais de reforço escolar, as ações do Embaixadores da Educação para o Crie o Impossível em 2024 também incluem caravanas de aulas presenciais por todo o estado e doação de kits de infraestrutura e conectividade para as escolas mais impactadas pela catástrofe. O evento Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul, que reúne estudantes do ensino médio em estádio com o objetivo de incentivá-los a acreditar e a investir em seu potencial, acontecerá pela segunda vez, em Porto Alegre, em novembro. A última edição somou mais de 10 mil alunos no estádio e impactou mais de 200 mil em transmissão ao vivo.

Somando forças pelo Sul

Unindo-se por uma causa comum, os maiores rivais do futebol gaúcho, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, estão apoiando o Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul, assim como a Secretaria Educação do Rio Grande do Sul e o Instituto Caldeira. A produção do evento e das ações fica a cargo da tm1 Brand Experience.

A iniciativa também já une mais de 60 executivos de grandes empresas do Brasil, como Fórmula 1 e iFood. Mais marcas e pessoas podem apoiar a recuperação da educação no Sul do país, a expectativa é conquistar novos parceiros e patrocinadores.

 “As escolas do Rio Grande do Sul ainda precisam muito de nossa ajuda. Acreditamos que podemos somar forças para não deixar nenhum estudante para trás”, afirma Guilhermina Abreu.

Caravana Crie o Impossível

Nenhum estudante ficará de fora. Além dos aulões online, a partir de 23 de setembro, caravanas percorrerão o estado do Rio Grande do Sul, oferecendo aulas presenciais e gratuitas de reforço escolar e preparação para o Enem. A Caravana Crie o Impossível vai passar por cidades em todo o estado. Essa é uma forma de atender os estudantes que têm dificuldade de acesso à internet ou que perderam aulas.

Doação de tecnologias

Outra iniciativa do Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul é a doação de kits de infraestrutura e conectividade para as escolas mais afetadas pelas enchentes. A meta é chegar a 47 escolas, o que será viabilizado a partir de novos parceiros do projeto e captação de recursos. Esses kits incluem impressoras e equipamentos para internet de alta velocidade e serão retirados por diretores das escolas na Casa Crie, em Porto Alegre, quando também terão um momento de autocuidado em prol da saúde mental.

 A ação reflete o compromisso do Crie o Impossível em apoiar as escolas em situação crítica, garantindo que tenham os recursos necessários para retomar suas atividades e oferecer um ambiente de aprendizagem digno para os estudantes.