Dia Mundial da higienização das mãos (05/05)

Tempo de leitura: 3 Minutes

Conheça 9 doenças que você pode evitar apenas lavando as mãos

As mãos são os membros que mais levam agentes infecciosos, como vírus e bactérias, para as vias respiratórias. No próximo dia 05 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data foi criada para alertar sobre essa atitude tão importante no nosso dia a dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse hábito simples pode reduzir em até 70% os casos de infecção no ambiente hospitalar.

Gripe, Rotavirus, Gastroenterites, Sarna, Salmonella, Bronquiolite, Candidíase, Hepatite A, Catapora e Conjuntivite são algumas das doenças que podem ser evitadas com a higienização das mãos.

“Tocamos nossos olhos, narizes e bocas com as mãos com mais frequência do que pensamos. Com a pandemia do Covid 19 vimos que o hábito de lavar as mãos pode ser o grande diferencial na hora de propagar uma doença. No inverno, é comum que as pessoas espirrem, protegendo com a mão. E que depois apoie em uma superfície que será compartilhada com outra pessoa, disseminando o vírus, por exemplo”, explica Flávia Cohen, infectologista e especialista em saúde integrativa da clínica FVC (Rio de Janeiro).

Você sabe quais patologias podem ser prevenidas se você mantiver as mãos limpas? Nós vamos contar abaixo.

1. Conjuntivite: “é a inflamação da conjuntiva, que é a camada mais fina e transparente que cobre a superfície interna da pálpebra. A conjuntivite pode ser de vários tipos, mas as infecciosas são frequentes e podem ser prevenidas ao lavar as mãos”, explica Flávia.

2. Catapora: “causada pelo vírus varicela-zoster. É mais comum em crianças do que em adultos e seu curso geralmente é leve. No entanto, quando os adultos a contraem, podem apresentar condições mais graves. A transmissão do vírus é realizada pelo contato direto entre as pessoas, seja pela pele ou por secreções respiratórias. O vírus também contamina mãos e superfícies”, orienta a especialista.

3. Giardíase: “A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada por parasitas da família Giardia. A ingestão de água contaminada com cistos do parasita ou o contato direto com uma pessoa que os carrega nas mãos causa infecção. Portanto, a higiene das mãos e o saneamento ambiental são fatores-chave para limitar a transmissão”, sinaliza Flávia.

4. Pneumonia: “As infecções respiratórias, incluindo a pneumonia, são uma das principais causas de morte em crianças menores de 5 anos. Felizmente, há evidências a favor da lavagem das mãos com água e sabão como um método eficaz para preveni-las”, explica a médica.

5. Gripe: “Comum nos meses mais frios. O resfriado pode ser evitado ao esfregar bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos para garantir uma eliminação correta dos germes”, orienta a especialista.

6. Rotavírus: “O rotavírus é transmitido através de matéria fecal, através do contato mão-boca e até mesmo através do contato com superfícies contaminadas ou também pelo ar, se contiver gotículas de saliva infectadas, eliminadas pela tosse ou espirro. Mas com a lavagem adequada das mãos (especialmente depois de ir ao banheiro), essas chances são substancialmente reduzidas.

7. Coronavírus: “Não estamos imunes ao vírus. Ainda é preciso cuidado, lavar as mãos regularmente e de forma adequada”, orienta Flávia.

8. Mononucleose: “Conhecida como a “doença do beijo”, mas a mono – e o vírus Epstein-Barr que a causa – não é transmitida apenas por meio do beijo. É verdade que a saliva é a principal culpada. Porém, objetos nos quais uma pessoa infectada espirra, tosse ou tocou também podem ser meios de infecção”, explica a especialista.

9. Hepatite A: “Você provavelmente ouvirá sobre surtos de hepatite A em restaurantes, já que esse vírus é frequentemente transmitido quando alguém não lava as mãos depois de usar o banheiro antes de preparar sua comida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, comenta a especialista.

É fundamental higienizar as mãos ao manusear alimentos; após ir ao banheiro; depois de ter contato com animais; após trocar fraldas ou ajudar uma criança a se limpar; antes e depois de tratar algum ferimento e após coçar ou assoar o nariz. Garanta mais saúde com esse hábito tão simples!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *