Direito & Debate: Instrumentos para resolver conflitos

Tempo de leitura: 2 Minutes

Por: Dra. Daiana Arruda

O direito está impregnado em nossas vidas, para qualquer lado que olhamos, ele sempre está presente. E com a correria do dia a dia, quando um prestador não cumpre seu papel, ficamos um pouco vulneráveis, não é verdade? Produto que não chega na data, valor diferente no Caixa, cobrança ilícita, venda casada…tudo ao mesmo tempo. Somos bombardeados de ocorrências, e ainda temos dos nossos afazeres normais do dia. Isso causa muito estresse!

Se você também se sente assim, esse artigo é direcionado a você! Quero dar algumas dicas para você resolver esses pequenos conflitos sem precisar de advogado ou se socorrer no moroso e demorado judiciário. Pegue o papel, a caneta e anote tudo! Abaixo listarei alguns problemas corriqueiros e como resolvê-los:

Leia também: Direito & Debate: O direito é para todos!

direito

Caso 1: você se sentiu lesado em uma loja física, com valores diferentes para o mesmo produto, no qual o Caixa está te cobrando pelo mais caro; ou com aquisição de produtos fora da validade, produtos com defeito etc;

Caso 2: Você comprou algo em loja on line, saiba que tem 07 dias para se arrepender da compra. Saiba também que você não deve ter nenhum custo pela devolução do produto.

Caso 3: Você está em um restaurante e te obrigam a pagar os 10%; ou é cobrado de Couvert artístico sem ter sido informado de tal cobrança antes.

Se os seus direitos não são respeitados, faça o seguinte:

1 – Tire foto de tudo e tente filmar (loja física);

2 – Em caso de estabelecimento on line, relate tudo na ouvidoria deles, por telefone ou site. Anote todos os protocolos;

3 – Anote data e o nome da pessoa com quem você está falando;

4 – Peça o livro do Procon e faça uma reclamação no livro (loja física);

5 – Faça reclamação no site www.reclameaqui.com.br (em qualquer caso);

Normalmente, esses procedimentos costumam resolver, porque uma vez que o estabelecimento percebe que você conhece seus direitos, eles tendem a respeitá-lo!

O importante é: Sempre lute e busque seus direitos! Guarde todas as provas!

Em casos mais complexos, procure sua advogada de confiança!

Deixe seu comentário e sugestão de mais temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *