Previsões dos indicados ao Oscar 2023

Tempo de leitura: 8 Minutes

Por: Eduardo Pepe

Os nomeados do Oscar serão revelados na manhã da próxima terça-feira, 24, mas o burburinho já está instalado.

Começando com a categoria mais cobiçada. São 10 vagas. 

Melhor Filme 

Serão Indicados com certeza;  

  • Os Banshees de Inisherin  
  • Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo 
  • Os Fabelmans  
  • Top Gun: Maverick 
  • Elvis 
  • Avatar: o Caminho da Água  
  • Tár  

Esses 7 candidatos estão praticamente fechados. Se um deles ficar de fora vai ser falatório por dias. Resta saber quem ocupará as últimas 3 vagas. Aí, sim, há um certo embolo maior.  

-Um-dos-favoritos-ao-Oscar-Os-Banshees-de-Inisherin-estreia-em-2-de-fevereiro-nos-cinemas-Divulgacao-Searchlight-Pictures
Um dos favoritos ao Oscar Os Banshees de Inisherin estreia em 2 de fevereiro nos cinemas. (Divulgacao: Searchlight-Pictures)

Parece certo apostar que o filme de guerra alemão da Netflix “Nada de Novo no Front” conseguirá uma vaga, considerando o recente costume de indicar, ao menos, um filme de língua não inglesa e, com as 14 indicações ao BAFTA, o “Oscar da Inglaterra”, esse filme se mostrou o mais forte para ocupar essa cota.   

Nas duas vagas seguintes, não há consenso. A Netflix fez tudo que podia por “Glass Onion”, mas acabou que o filme alemão conseguiu mais destaque na temporada de prêmios. O mesmo vale para o indiano “RRR: Revolta, Rebelião e Revolução”. O filme de Bollywood foi perdendo espaço mediante o avanço do candidato alemão, apesar do insistente empurrão da crítica americana. Opções mais comerciais como “A Mulher Rei” e “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” não podem ser descartadas, mas dificilmente vão aparecer na categoria principal. E, por mais que a crítica tenha tentando empurrar “Aftersun”, da diretora estreante Charlotte Wells, parece ser um tanto restritivo demais para chegar na categoria principal.  

“Women Talking” era muito forte no início da temporada, mas foi caindo. Ainda é uma possibilidade por representar um filme de e sobre mulheres, mas come por fora. “Babilônia” tem o pedigree (Brad Pitt, Margot Robbie…) e o tema propício (os bastidores de Hollywood nos anos 20). Então, em tese, tem tudo para entrar, mas perdeu força com a bilheteria ruim e as críticas mistas. 

Por sua vez, “A Baleia”, apesar da polêmica em torno da abordagem da obesidade, tem recebido paixão suficiente para entrar em discussão e “Triângulo da Tristeza”, apesar da campanha fraca da distribuidora Neon, parece perfeito para ser a opção cool europeia vinda do Festival de Cannes.  

Devem completar a categoria, portanto:  

  • Nada de Novo no Front 
  • Babilônia 
  • A Baleia 

Alternativas: Triângulo da Tristeza e Women Talking  

Melhor Direção  

Devem ser indicados:  

Os Daniels – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

Martin McDonagh – Os Banshees de Inisherin  

Steven Spielberg – Os Fabelmans 

Todd Field – Tár  

Edward Berger – Nada de Novo no Front  

Alternativas: Joseph Kosinki (Top Gun: Maverick), Park Chan-Wook (Decisão de Partir), Baz Luhrmann (Elvis) 

Steven Spielberg pode concorrer novamente ao Oscar por Os Fabelmans, filme que conta sua prórpia história (Divulgação Universal Pictures)

Devem haver reclamações da ausência de mulheres, apesar dos últimos dois anos em sequência a vitória na categoria ter ido para elas. Se os diretores se preocuparem com isso, vão lembrar de Sarah Polley (Women Talking), Gina Prince-Bythewood (A Mulher Rei) ou de Charlotte Wells (Aftersun). A primeira parecia um nome certo no início da temporada, mas o filme foi caindo, caindo e hoje se tornou um azarão.  

Nos últimos anos, sempre um diretor de um filme de língua não inglesa entra na categoria. Às vezes, até mais de um. Esse ano, o alemão Edward Berger tem tudo para se juntar a esse seleto grupo. E olha que opções não faltam; essa lista pressupõe a ausência de nomes badalados como James Cameron (Avatar: O Caminho da Água) e Baz Luhrmann (Elvis).  

Outros nomes podem surpreender, como o indiano SS Rajamouli (RRR), o sul coreano Park Chan-Wood (Decisão de Partir) e o sueco Ruben Ostlund (Triângulo da Tristeza). Joseph Kosinki (Top Gun: Maverick) teve o apoio do DGA, o sindicato de diretores, então também tem chances de aparecer.  

Melhor Atriz  

Devem ser indicados: 

Cate Blanchett, Tár 

Michelle Yeoh, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

Danielle Deadwyller, Till 

Ana de Armas, Blonde 

Margot Robbie, Babilônia  

Alternativas: Viola Davis (A Mulher Rei), Michelle Williams (Os Fabelmans) 

Categoria difícil de prever. Apenas Blanchett e Yeoh, as duas favoritas, estão garantidas. O filme da Deadwyler, “Till”, teve pouca ou nenhuma visibilidade internacional e somente por isso pode ficar de fora, porque dificilmente alguém que assistiu não votaria nela, ao menos, para a indicação. E ninguém sabe se Michelle Williams, por “Os Fabelmans”, vai ser indicada aqui, na categoria de atriz coadjuvante ou se vai dividir votos e ficar de fora.  

Michelle Yeoh pode se tornar a primeira atriz asiática a vencer o Oscar de Melhor Atriz (Divulgação A24)

No início da temporada, todos subestimaram Ana de Armas, impecável como Marilyn Monroe em “Blonde”, por causa das polêmicas e má recepção do filme. Porém, ela vem conseguindo se sobressair sendo indicada ao Globo de Ouro, ao SAG (sindicato de atores dos Estados Unidos) e até mesmo no BAFTA. Em tese, Viola Davis é um nome fechado, afinal, concorreu a todos os prêmios prévios, mas quem viu o filme sabe que, embora ótima, ela já fez melhor e nem é necessariamente a melhor do elenco. E Margot Robbie, por “Babilônia”,  está em cheque asim como o filme em si. Se o longa cair no gosto da academia, certamente ela surfa junto, mas se não, ela deve ficar de fora.  

A atriz pouco conhecida Andrea Riseborough começou a ganhar uma campanha de nomes grandes como Gwyneth Paltrow e até mesmo a possível vencedora da categoria Cate Blanchettt passou a publicar nas redes sociais que Andrea Riseborough deveria está sendo indicada para todos os prêmios. O problema? Ninguém viu “To Leslie”, o filme mega indie estrelado por ela, e com uma campanha iniciada tão em cima da hora, é bastante difícil que tenha acontecido um engajamento mínimo dos votantes com o filme. Se acontecer, será histórico. Por fim, as queridinhas Olivia Colman (Império da Luz) e Jennifer Lawrence (Causeway) pareciam nomes a se considerar, mas tiveram temporadas fracas, com pouca ou nenhuma nomeação. 

Melhor Ator 

Devem ser indicados: 

Brendan Fraser, A Baleia 

Collin Farrel, Os Banshees de Inisherin  

Austin Butler, Elvis 

Bill Nighy, Living  

Paul Mescal, Aftersun  

Alternativas: Feliz Kammerer (Nada de Novo no Front), Tom Cruise (Top Gun: Maverick)  

Diferente de atriz, essa categoria está praticamente fechada. Havia forte especulação que Tom Cruise conseguiria uma nomeação por “Top Gun: Maverick”, mas o amor pelo filme não se refletiu tanto nele que ficou de fora de prêmios como BAFTA e Globo de Ouro, o que fez os rumores cessarem.

Galã dos anos 90, Brendan Fresser retorna irrenconhecível em performance que pode lhe render o Oscar (Divulgação A24)

A tentativa de emplacar representatividade na categoria com Jeremy Pope por “The Inspection” ficou restrita ao Globo de Ouro e nem mesmo a distribuidora do filme, A24, se movimentou. Nomes que pareciam fortes, como Hugh Jackman (The Son) e Adam Sandler (Arremessando Alto), foram esquecidos ao longo dos meses e nomes novos como Diego Calva (Babilônia) e Gabriel Labelle (Os Fabelmans) simplesmente não “pegaram” na temporada aparecendo bem pouco. Então, se tiver alguma surpresa, é porque a academia amou muito “Nada de Novo no Front” e indicou o protagonista, Feliz Kamemmerer”. 

Leia também: Os Fabelmans: a juventude comum de um ícone

Melhor Atriz Coadjuvante 

Devem ser indicados: 

Kerry Condon, Os Banshees de Inisherin 

Angela Bassett, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre 

Jamie Lee Curtis, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

Hong Chau, A Baleia 

Dolly De Leon, Tirângulo da Tristeza  

Alternativas: Jessie Buckley (Women Talking), Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), Carey Muligan (Ela Disse), Nina Hoss (Tár), Janelle Monae (Glass Onion)   

Angela Bassett pode se tornar a primeira atriz a vencer um Oscar por um filme da Marvel (Divulgação Disney)

Aqui vale destacar que deve ser a primeira indicação da carreira da Jamie Lee Curtis, apesar dos vários anos de carreira desde que despontou com “Haloween” (1978). E tem tudo para ser uma categoria com representatividade se confirmada a presença de Dolly De Leon, que pode se tornar a primeira atriz filipina indicada ao Oscar, e de Hong Chau, americana de ascendência asiática.  

Melhor Ator Coadjuvante 

Devem ser indicados: 

Ke Huy Quan, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

Brendan Gleeson, Os Banshees de Inisherin 

Barry Keoghan, Os Banshees de Inisherin  

Paul Dano, Os Fabelmans 

Brad Pitt, Babilônia 

Alternativas: Eddie Redmayne (O Enfermeiro da Noite), Albrechet Schich (Nada de Novo no Front), Woody Harrelson (Triângulo da Tristeza)  

O americano de acendência chinesa Ke Huy Quan é o favorito ao Oscar de Ator Coadjuvante (Divulgação A24)

O nome de Redmayne cresceu muito nas últimas semanas, mas a academia tende a indicar coadjuvantes em filmes que eles gostam mais (ou seja indicados a Melhor Filme). Então, dentre as opções que restam, Brad Pitt parece um nome forte. O alemão Albrechet Schich também é uma opção, mas é raro um coadjuvante estrangeiro atuando em língua estrangeira no Oscar. 

Canção Original  

Devem ser indicados:  

Lift Me Up, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre 

Hold My Hand, Top Gun: Maverick 

Naatu Naatu, RRR 

Ciao Papa, Pinóquio  

Tell it like a Woman, Applause 

Alternativas: Carolina (Where the Crawdads Sing), New Body Rhumba (Ruído Branco), You Give Me Strength (Avatar: O Caminho da Água)   

Filme indiano RRR deve derrubar Rihanne e Lady Gaga no Oscar (Divulgação Netflix)

Muito provavelmente teremos Rihanna indicada com a música de “Pantera Negra” e Lady Gaga de de volta ao Oscar com a música de “Top Gun”. Outras estrelas, como Taylor Swift (Carolina) e The Weeknd (You Give em Stranght), comem por fora. Mas a favorita mesmo é a canção indiana “Naatu Naatu”, vencedora do Globo de Ouro e do Critic’s Choice. 

Roteiro Original  

Cate Blanchett pode vencer seu terceiro Oscar por sua atuação em Tár (Divulgação Focus Features)

Devem ser indicados: 

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

Os Banshees de Inisherin  

Os Fabelmans 

Tár  

Triângulo da Tristeza 

Alt. Aftersun  

Roteiro Adaptado  

Devem ser indicados: 

A Baleia 

Nada de Novo no Front 

Living 

Ela Disse 

Women Talking 

Alternativas: Glass Onion, Top Gun: Maverick 

O filme alemão Nada de Novo no Front é o favorito entre os estrangeiros (Divulgação Netflix)

Animação  

Devem ser indicados: 

Pinóquio  

Red: Crescer é uma Fera 

Marcell the Shell with Shoes On 

Gato de Botas 2: O Último Pedido 

My Fathers Dragon 

Alt: Wendell e Wild, Inu-oh, Apollo 10 1/2, Os Caras Malvados 

Pinóquio é a favorita entre as animações (Divulgação Netflix)

Triha Sonora  

Devem ser indicados:  

Babilônia 

Os Banshees de Inisherin  

Pinóquio  

Os Fabelmans 

Nada de Novo no Front 

Alternativas: Women Talking, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, A Mulher Rei, Avatar: O Caminho da Água  

oscar
Avatar – O Caminho da Água vai vencer a categoria de Melhor Efeitos Visuais” (20th Century Studios)

Filme Internacional  

Devem ser indicados:  

Nada de Novo no Front (Alemanha) 

Decisão de Partir (Coréia do Sul) 

Argentina, 1985 (Argentina) 

The Quiet Girl (Irlanda) 

Close (Bélgica) 

Alternativas: Bardo (México), Corsage (Áustria), Holy Spider (Dinamarca), Return to Seoul (Cambodja), Joyland (Paquistão), Garotos do Céu (Suécia) 

oscar
A cinebiografia do Rei do Rock é um dos filmes mais fortes para o Oscar 2023 (Divulgação Warner)

Documentário  

Devem ser indicados:  

All That Breathes 

Fire of Love 

Navalny  

Descendant  

O Território  

Alternativas: All the Beauty and the Bloodshed, Moonage Daydream, Bad Axe 

oscar
Passado na Hollywood dos anos 20, Babilônia é um vislumbre estético

Efeitos Visuais  

Devem ser indicados: 

Avatar: O Caminho da Água 

Top Gun: Maverick 

Batman 

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre 

Nada de Novo no Front  

Alternativas: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Treze Vidas: O Resgate 

oscar
O novo Batman deve aparecer com força nas categorias técnicas (Divulgação Warner)

Fotografia  

Devem ser indicados: 

Top Gun: Maverick 

Império da Luz 

Elvis   

Nada de novo no Front 

Batman  

Alternativas: Babilônia, Avatar: O Caminho da Água, Os Fabelmans, Os Banshees de Inisherin, Bardo, Tár  

oscar
Top Gun Maverick foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2022 (Divulgação Paramount)

Design de Produção 

Devem ser indicados: 

Babilônia 

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre 

Elvis 

Nada de Novo no Front 

Os Banshees de Inisherin 

Alternativas: Avatar: O Caminho da Água, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Fabelmans, Pinóquio, Batman  

Figurino  

Devem ser indicados: 

Elvis 

Babilônia 

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre   

A Mulher Rei  

Sra. Harris Vai para Paris 

Alternativas: Corsage, Os Fabelmans, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin, Amsterdam, Nada de Novo no Front  

Maquiagem e Penteados 

Devem ser indicados: 

A Baleia 

Elvis 

Batman 

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre 

Nada de Novo no Front 

Alternativas: Babilônia, Amsterdam, Blonde  

Som  

Devem ser indicados: 

Top Gun: Maverick 

Avatar: O Caminho da Água 

Elvis 

Nada de Novo no Front 

Batman 

Alternativas: Babilônia, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Moonage Daydream  Navegação de Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *