Tempo de leitura: 6 Minutes

O empresário Daniel de Amorim revela um pouco da sua trajetória profissional e a história da Amorim Multimarcas, do início em um quartinho até a criação de uma das lojas mais conhecidas do Rio de Janeiro no ramo de revenda autorizada de roupas importadas e nacionais.

Em uma exclusiva para a equipe da revista DNews, o empresário Daniel de Amorim, de 39 anos, nos revelou detalhes de sua história e bastidores da criação da Amorim Multimarcas, loja que possui autoridade no ramo de revenda autorizada de roupas importadas e nacionais, localizada no centro da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

No início de sua trajetória profissional, Daniel chegou a trabalhar um tempo com seu pai como ajudante de Mecânica Naval, onde atuou dos 18 aos 26 anos. Enquanto ainda trabalhava com seu pai, Daniel recebeu uma proposta de um amigo, para vender roupas importadas dos Estados Unidos:

” Um amigo meu era casado com uma aeromoça, e ele tinha direito à algumas passagens grátis para os EUA, então ele sempre estava viajando e aproveitava para comprar alguns produtos pra revender, certa vez acabei comprando um relógio com ele pra uso pessoal e gostei. Aí ele por saber que eu conhecia muita gente acabou por me fazer uma proposta, perguntando se eu estava interessado em vender alguns suplementos que ele queria trazer dos EUA, onde ele me daria uma comissão em cima de cada suplemento que eu vendesse, e logo na primeira remessa de suplementos eu vendi todos muito rápido”.

O empresário cita que logo após o sucesso da venda de suplementos seu amigo decidiu começar a trazer algumas camisas de marca dos Estados Unidos, porém Daniel estava um pouco reticente devido ao valor das peças, cujo valor era de R$100,00 na época. “Eu falei com ele, cara você acha que alguém vai pagar cem reais em uma camisa?”.

Só que para a surpresa de Daniel, o negócio deu muito certo, e as camisas de marcas como Hollister, Aeropostale e Abercrombie eram sucessos absolutos de vendas, a partir disso seu amigo fez outra proposta para ele, o chamando para se tornar sócio. “Eu já estava ganhando mais do que eu ganhava com meu pai nessa época, como o negócio vinha dando certo, meu amigo falou comigo, cara, você quer se tornar meu sócio, eu trago as roupas, te informo o custo, e a gente divide o lucro meio a meio, eu falei bora”.

Leia Também: Selo de verificação pago do Twitter vai mudar a noção de fama, afirma jornalista

O início da Amorim Multimarcas

Como a demanda era muito grande, Daniel decidiu então montar uma loja dentro da sua própria casa, foi ali no seu quarto que ele deu realmente início à empresa, após mais um boom de vendas, ele então pegou um cômodo maior em casa, para servir de loja. Foi aí que ele começou a investir de fato no seu negócio.

Daniel de Amorim
Imagem: Reprodução/ Daniel de Amorim

O empresário relatou que nessa época pessoas que moravam até a 100 km de distância vinham em sua casa à procura dessas camisas, pois todos os seus produtos eram importados e difíceis de ser achados aqui no Brasil. Entretanto, Daniel conta que nem tudo foram flores nesse período e revela que já chegou a atender traficantes sem saber e perdeu cerca de vinte mil reais em uma das visitas de bandidos à sua loja.

” Tem um lado ruim né, como a minha loja ficava dentro da minha casa, as pessoas passavam por dentro da cozinha, e muitas das vezes você não sabia quem era a pessoa que você estava atendendo, então nessas eu já cheguei a atender até traficantes, só que o meu negócio era vender, de madrugada, de manhã, de tarde ou à noite não importava, o meu negócio era vender”.

” Só que certa vez dois rapazes tocaram a campainha quando eu estava sozinho em casa, quando fui atender, apontaram a arma na minha cabeça e me renderam, aí acabei perdendo cerca de vinte mil reais nessa história”.

Expansão da Loja

Amorim
Imagem: Reprodução/ Daniel de Amorim

Após o susto sofrido pelo empresário, Daniel não desanimou e a partir de uma sugestão do seu sócio, ele começou a buscar uma sala comercial no centro de Niterói. O empresário chegou a ficar descrente da ideia de instalar sua loja em uma sala comercial, porém decidiu apostar mesmo assim. ” Nós alugamos uma salinha pequena de 25 metros quadrados, e aí eu comecei a vender, eu ficava sozinho trancado na sala, só que eu gostava do que eu fazia”.

Mais uma vez Daniel se surpreendeu com o volume das vendas, chegando a dobrar o número de clientes de sua loja, o que o fez procurar uma sala maior para expandir o espaço físico da loja, “o negócio foi aumentando, aí mudei pra uma sala maior, já começando a atender com um ajudante”.

A loja Amorim Multimarcas já estava estabelecida no mercado, as vendas iam de vento em polpa, e logo após o aluguel de uma nova sala comercial, Daniel acabou sofrendo mais um duro golpe na sua trajetória como empreendedor, mais uma vez sendo vítima da criminalidade que assola o Rio de Janeiro. “Eu estava no estoque e o Alan, meu ajudante, estava na loja, foi aí que cinco bandidos armados chegaram e nos renderam, levando cerca de quarenta mil reais em produtos”.

Após o fato ocorrido, Daniel passou por uma situação inusitada, onde foi chamado para reconhecer os assaltantes em uma delegacia, mas na hora do ato, confessou o receio de entregar os criminosos por medo de uma possível retaliação à sua família, dessa maneira ele decidiu não entregar os bandidos e trabalhar mais forte ainda para conquistar em dobro tudo que tinha perdido, destacando sua resiliência, embora as condições daquele momento parecessem adversas.

“Depois desse acontecimento, os bandidos até chegaram a me perguntar se eu queria pegar as roupas de volta, no entanto eu neguei, e disse para eles que iria conquistar tudo de volta com o meu trabalho. Na minha vida sempre foi assim, cada pancada que eu tomo me faz crescer o dobro, e não deu outra, depois desse episódio, a loja continuou crescendo mais a cada dia”, explicou o empresário.

Revenda autorizada

Mesmo com todo o sucesso conquistado, o empresário ainda tinha um grande objetivo a cumprir, que era transformar a Amorim Multimarcas em uma revendedora autorizada de roupas de marcas nacionais e internacionais, o que ajudaria na consolidação da reputação e imagem da empresa perante o mercado.

A primeira parceria foi fechada com a Coca-Cola, e depois através de muita insistência e tentativas frustradas, Daniel conseguiu fechar o tão esperado acordo com representantes de marcas como a Lacoste, Tommy, Calvin Klein, Reserva. Segundo o empresário, esse momento foi a grande virada de chave na história da sua loja:

” Depois que conseguimos fechar acordo com as marcas autorizadas a loja decolou, inclusive um desses representantes que me negaram no passado, virou um grande amigo meu”.

Chegada da pandemia

Durante a pandemia, o empresário revelou que temeu pelo pior, no entanto, a esperada diminuição da venda de produtos deu lugar à mais um surpreendente sucesso de vendas, chegando a dobrar o faturamento da loja no período onde muitas lojas estavam fechavas, devido à quarentena.

Esse resultado incomum durante a pandemia, é atribuído a dois principais fatores, segundo o empresário, o primeiro deles foi a estratégia de implementar o delivery em sua loja, que permitiu a mesma driblar as dificuldades da quarentena e garantir que os produtos chegassem na porta dos clientes, com todo o cuidado. Já o segundo fator foi devido à localização da loja, que ficava no décimo quarto andar de um prédio comercial, que permitia que os clientes visitassem a loja, com todos os devidos cuidados.

Amorim cita que foi na pandemia onde ele viu se materializar a possibilidade de realizar um de seus maiores desejos, que era ter uma loja na rua, em um ponto privilegiado no centro de Niterói.

” O sucesso de vendas da loja na pandemia não me fez pensar duas vezes, assim que apareceu a oportunidade eu disse essa é a hora!”, revelou Daniel.

O sonho se torna realidade

Amorim
Imagem: Reprodução/ Daniel de Amorim

E finalmente, após anos de trabalho árduo, Daniel alugou um espaço físico de 120 metros quadrados, localizado na Rua Academico Valter Gonçalves, no centro de Niterói, onde sua loja se encontra atualmente. O empresário garante viver um de seus melhores anos em relação ao desempenho financeiro de sua loja, e promete não parar por aí.

“Eu tenho planos de inaugurar outras lojas em breve e colocar a Amorim Multimarcas no Plaza Shopping aqui de Niterói, tenho certeza que em breve isso será possível”, confessou o empresário.

Para mais informações sobre a loja acesse o site ou o instagram clicando no link.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.