Algoritmo da Paz

Tempo de leitura: 1 Minute

Paz em tempos de crise e de exaustão mental pode parecer impossível, até mesmo ilusório. É uma questão conflitante que entra sempre em dissonância nos debates de inúmeras culturas no decorrer da história humana. E também tem sido pauta de trabalhos acadêmicos-científicos que tentam abranger como um todo, a paz nos termos filosóficos, sociais e antropológicos no decorrer da história humana.

A paz também é o tema central de algumas religiões espalhadas pelo mundo, como por exemplo a budista que tem uma de suas principais observações:

“ELIMINE A RAIVA DA SUA VIDA”

Entendendo que a raiva é um sentimento punitivo que nos tira a paz interior, e enquanto nossa mente estiver tomada por esse sentimento será difícil encontrar a paz. O budismo ensina a aprimorar a virtude da paciência, da compaixão e do amor e também do equilíbrio.

A bíblia cristã também fala sobre paz. Crendo que quem aceitou Jesus em seu coração, pode experimentar essa paz que muitas vezes é impossível de explicar. Porque mesmo nos momentos difíceis, Deus está no controle e nos ajuda a suportar qualquer adversidade.

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

João 14:27

Tanto a psicologia, como a psiquiatria também defendem que a paz interior é extremamente necessária para progresso positivo na saúde mental das pessoas que sofrem de diversos distúrbios emocionais. O algoritmo da Paz se encontra intrínseco em cada ser humano, que pode desenvolver com pequenas práticas diárias, como meditação, busca a espiritualidade ou alguma religião que encontre conforto e segurança, terapia, afastamento de relações toxicas e claro, desenvolvimento da fé e do otimismo.

Para nossa reflexão de hoje:

“Que eu tenha a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem e o entusiasmo para poder mudar as que posso, e a sabedoria necessária para distinguir entre o que posso e o que não posso mudar”.

Reinhold Niebuhr

Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *