Tuyo se une à poetisa Kimani no Slam Papo de Poeta, projeto que traz encontros semanais com escritores

Tempo de leitura: 2 Minutes

“Slam é um poder muito ancestral, muito originário do mundo. É o poder de dar nome às coisas”, diz Lio, integrante da banda Tuyo (ao lado de Lay Soares e Machado) e uma das  idealizadoras do projeto Slam Papo de Poeta. Ao lado da poetisa Kimani (vencedora do Slam de SP, em 2017), a banda promove uma série de oito encontros com escritores no perfil do grupo no Instagram (acesse aqui). 

A ideia é conectar perspectivas em conversas sobre “a arte de organizar as palavras”. Com patrocínio Master da Petrobras Cultural, via Lei de Incentivo à Cultura, e realização de Bernardo Bravo, Santa Produção e Tertúlia Produções, a estreia, no dia 6 de abril (terça-feira), às 20h, traz a participação de Lio, Kimani e Dona Jacira, escritora, artista e mãe dos músicos Emicida e Fióti. Os demais encontros – todos com tradução simultânea em libras – acontecerão sempre às segundas-feiras, no mesmo horário.

“A importância do Slam é mais primária até que os movimentos de protesto, como a gente costuma encontrar ao vivo na rua. Tudo o que a gente sabe sobre o mundo ao redor e sobre a gente acontece porque temos voz para dizer e determinar o que é o quê”, reflete Lio sobre a criação do Slam Papo de Poeta. Ela, inclusive, é responsável pelos roteiros das conversas. “O desafio de elaborar o roteiro é saber que ele é quase fictício, pois a gente está conversando com gente mestre em desenrolar, manobrar, dobrar, domesticar a palavra”, brinca. 

Depois da estreia com a paulistana Dona Jacira, a dupla de apresentadoras conduz uma excursão pela poesia do Norte e do Nordeste do país. Inicialmente pensada para percorrer essas regiões presencialmente, a iniciativa precisou ser adaptada para o cenário de pandemia do novo coronavírus, mas manteve o foco em se aprofundar na arte que permite “construir o próprio palanque e pedestal”. 

Nas edições seguintes, passam pelo Slam Papo de Poeta os artistas Kuma França (BA), no dia 12 de abril; Blenda Santos (SE), no dia 19 de abril; Luna Vitrolira (PE), no dia 26 de Abril; Bell Puã (PE), no dia 3 de maio; Amém Ore (RN), no dia 10 de maio; Bicha Poética (CE), no dia 17 de maio; e Mateus MB (AC), no dia 24 de maio. “Estamos felizes de conseguir desenrolar esse projeto mesmo em um tempo tão complicado. Poder entregar alguma fagulha de perspectiva para quem acompanha a gente – e para nós mesmos – é uma realização”, finaliza Lio.

Serviço: Slam Papo de Poeta
Data: 06 de abril a 24 de maio
Horário: às 20h
Assista pelo Instagram: @oituyo
(https://www.instagram.com/oituyo/)

Programação:06 de abril, às 20h | Dona Jacira
12 de abril, às 20h | Kuma Fumaça
19 de abril, às 20h | Blenda Santos
26 de abril, às 20h | Luna Vitrolina
03 de maio, às 20h | Bell Puã
10 de maio, às 20h | Amém Ore
17 de maio, às 20h | Bicha Poética
24 de maio, às 20h | Mateus MB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *