FICC celebra 11 anos no Parque Municipal neste sábado com grandes atrações, cervejas internacionais e homenagem a Lô Borges
Tempo de leitura: 3 Minutes

Consolidado como o maior festival de cervejas artesanais de Minas Gerais e um dos principais encontros de cultura urbana da capital, o FICC – Festival Internacional de Cerveja e Cultura se prepara para escrever mais um capítulo histórico neste sábado, dia 18 de julho de 2026.

A partir das 13h, o evento celebra 11 anos de trajetória com a realização de sua 13ª edição, ocupando o coração verde de Belo Horizonte: o Parque Municipal. Com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, o festival deste ano resgata sua essência e traz como grande conceito a simbiose entre as melodias e as receitas cervejeiras, reunindo um público apaixonado por música, gastronomia e alta coquetelaria em uma estrutura completa que conta ainda com a Feira FICC Criativa, stands de vinhos e drinques, e uma ampla área infantil.

Para embalar o público, o palco principal receberá sete atrações musicais de peso. Entre os destaques mais aguardados está um tributo emocionante comandado pela Família Borges (Marilton, Telo e Rodrigo Borges) ao lado de Lincoln Scheibe, Beto e Wilson Lopes (banda base que foi do Milton Nascimento), que fará uma grande homenagem a Lô Borges. Nascido em 1943 no bairro Santa Tereza, Marilton é o irmão mais velho da célebre família, tendo sido o primeiro a conhecer e tocar com Milton Nascimento nos anos 60, além de ter feito história em 1969 ao ser a primeira pessoa a tocar publicamente a canção “Clube da Esquina”. Um show imperdível!

A programação musical de sábado fica completa com os shows da consagrada Orquestra Mineira de Rock, o blues e o rock de Audergang convida Cláudio Venturini (14 Bis), Affonsinho Heliodoro e LVISE, além de Dalila Lana e Banda, e os sets do DJ Cateb, enquanto o espaço pocket show “Voz e Violão” dará voz aos independentes Trinta Acústico e Santéro na praça gastronômica, que abrigará oito operações focadas na culinária típica mineira.

O grande diferencial desta edição comemorativa fica por conta da curadoria das bebidas. O festival vai reunir uma seleção imperdível de cervejarias de destaque no cenário nacional e internacional. Entre os nomes mineiros confirmados estão as marcas Culundria, Magbier, Octopus, Greenhouse, Vinil, Freedom, Happiness, Pedrosa Craft, Krug, 040, Teilen e D Bulltique. O evento também abre as fronteiras do estado trazendo as consagradas paulistas Everbrew, Dama Bier, Dádiva e Geezer, além de uma atração internacional de peso diretamente de Bruxelas, na Bélgica: a Brasserie Illegaal.

A excelência do FICC vai além dos portões do Parque Municipal com o aguardado retorno do programa FICC Golden Beer Taps, que chega à sua segunda edição. Também patrocinado pela Belotur, em parceria com a Escola Mineira de Sommelieria e elaborado pela Sommelière Stef Monteiro, o projeto selecionou dez bares especializados de Belo Horizonte para passarem por uma imersão técnica e prática gratuita. As equipes receberam treinamentos focados em serviços, hospitalidade e cultura cervejeira, e os estabelecimentos estão sendo avaliados rigorosamente por meio de visitas técnicas e auditorias de “cliente oculto”. O anúncio dos cinco grandes finalistas e a abertura da votação popular online ocorrerão ao vivo durante a programação do festival neste sábado. O público elegerá o “TOP 3” da capital, cujo resultado final será revelado no dia 30 de julho de 2026, junto ao lançamento do inédito Guia FICC: Bares com Melhor Experiência Cervejeira de BH.

Os ingressos para o festival no Parque Municipal são totalmente gratuitos, mediante retirada com chegada até as 14:30 e levando 1 kg de alimento, porém com cota limitada, e devem ser retirados antecipadamente através da plataforma Sympla (www.sympla.com.br/ficc2026), com mais informações disponíveis no Instagram oficial @festivalficc.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.