Ceia sem glúten? Chef Marcelo Horta mostra que dá para servir pratos saborosos sem trigo nas festas de fim de ano
O final do ano está perto e, com ele, as tão esperadas festas de Natal e Ano Novo. Com elas, vem também a expectativa das comidas típicas desta época de celebração, como as rabanadas, o panetone e outras delícias que, geralmente, agregam em seus ingredientes o famigerado glúten.
Não que ele seja um vilão: o que os nutricionistas alertam é que, para quem apresenta alergia, intolerância ou doença celíaca, é preciso evitar. Há também quem prefira diminuir o consumo de trigo, para tornar os hábitos alimentares mais leves e saudáveis.
Com isso, vem a preocupação do que preparar para as ceias de fim de ano. O Chef Marcelo Horta, referência em panificação saudável, defende que é possível consumir alimentos originalmente preparados com trigo de outras formas, mantendo a qualidade e o sabor.
Responsável por lançar o Método Levain de Panificação, pensado para a produção caseira e para que qualquer pessoa possa fazer pão de fermentação natural com facilidade, Horta dá cursos de panificação sem glúten e lidera a Levan Baker Rio e a Cozinha Crunch, maior e mais tradicional panificadora sem glúten com fermentação natural do Rio de Janeiro.
Em seu perfil no Instagram, atualmente com mais de 110 mil seguidores, o Chef compartilha dicas, receitas e um pouco da sua rotina pessoal e profissional, além de também publicar vídeos em seu canal no Youtube, com mais de 100 mil inscritos.
Opções saudáveis de fim de ano
Em suas redes sociais, Marcelo já mostrou algumas opções de pratos festivos que levam ingredientes mais leves e sem glúten, uma ótima alternativa para quem possui restrições alimentares, deseja se alimentar melhor ou também quer receber os convidados nas ceias sem correr o risco de alguém não poder experimentar as delícias da mesa.
Rabanadas sem glúten
Para começar, o Chef ensina a preparar rabanadas sem glúten e feitas até para quem é adepto ao veganismo. “É muito fácil. A única coisa que você tem que fazer é entender primeiro como é que funciona o processo de rabanada tradicional, porque usando esse processo, nós iremos fazer as adaptações”, explica Horta. O segredo é simples: substituir o leite de vaca pelo leite de castanha; usar pão sem glúten; optar pelo açúcar demerara, e, no lugar dos ovos, usar farinha de rosca sem glúten.
Panetone sem glúten de goiabada e castanha
Outra opção saborosa para a ceia, é o panetone sem glúten, carro-chefe das festas de final de ano. No Instagram, Marcelo ainda adiciona um item para deixar tudo mais gostoso: o recheio de goiabada, que dá um toque brasileiro ao prato. Para isso, basta usar um pacote de goiabada cortado em cubos e derretido na panela, com uma xícara de água no fogo baixo. O Chef ainda dá a dica de acrescentar castanha do Pará picada na cobertura.
Cookie sem glúten de amêndoas
Muito visto em filmes de Natal norte-americanos, o cookie pode ser uma ótima opção para as ceias, sendo um sucesso entre as crianças e adultos. Para preparar esta receita, basta ter em mãos farinha de amêndoas, farinha de coco, amêndoas laminadas, mel, óleo de coco, canela e noz moscada ralada.
Essas e outras receitas podem ser conferidas no Instagram (https://www.instagram.com/chef.marcelohorta/?hl=pt) e no YouTube (https://www.youtube.com/c/marcelohortarj) do Chef Marcelo Horta.