Ensino Remoto: o desafio de aprender e ensinar
Tempo de leitura: 3 Minutes
Foto: Pollyana Ventura/iStockPhoto

Com a chegada da pandemia pelo Brasil em março de 2020 e para poder conter o avanço da covid-19, escolas e universidades de todo país tiveram que ser fechadas. Isso se tornou um grande desafio para os alunos em aprender e os professores de ensinar.

Os professores foram obrigados a se reinventar com o on-line e enfrentar grandes obstáculos para poder continuar educando nesse “novo normal” – tendo que cuidar da família e também de si próprio – na qual isso causou ansiedade e preocupação.

No início foi muito difícil. Saudades até das reuniões pedagógicas, de pedir ajuda. Eu estava sozinha em casa, foi muito angustiante. Teve dias leves e dias de ansiedade. Tive que ajudar meus alunos e colegas a usar as plataformas. Alguns alunos não tem o porte do celular ou os pais não deixam assistir as aulas. Sonho com uma cultura da sociedade tão boa de que as crianças sejam ajudadas nas suas tarefas. Sonho com uma biblioteca com riqueza de livros”, conta Simone Pereira, 32, professora do Ensino Fundamental na E.E. “Padre Antônio Vieira”, em Córrego do Ouro – MG, ao dar seu relato das dificuldades que está enfrentando nesse período a distância – de ensinar quem está dando os primeiros passos à educação.

Foto Reprodução: Getty Images

Com os alunos não foi diferente, eles também tiveram que se reformular fazendo do quarto a sala de aula – tendo muito com o que se preocupar, a saúde mental ficou bem afetada.

Esse período de aulas remotas não está sendo fácil. Às vezes esqueço uma atividade, tenho dificuldades de entender algumas coisas, porque um professor explicando através de uma tela, não é a mesma coisa do que

presencialmente. A saudade que dá dos colegas, professores e muitas outras pessoas que eu conversava diariamente. Precisamos seguir em frente para conseguirmos voltar a nos ver e recuperar o tempo perdido”, conta Arthur Romero, 17, estudante do Ensino Médio na escola Manuel José da Fonseca, em Itupeva – SP, ao dizer o seu relato do que vem enfrentando para tentar focar no aprendizado e segue com esperança de que dias melhores virão.

O ensino a distância causou um grande impacto para os mais pobres – de não ter uma internet de qualidade em casa ou até mesmo material escolar em escassez – de que mais uma vez a desigualdade social se mostra presente na sociedade. Contudo, isso poderá piorar ainda mais, já que o Ministério da Educação tem participado pouco em frente a uma crise que estamos vivendo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.