Mês da conscientização da infertilidade

Tempo de leitura: 2 Minutes
Divulgação

Junho é dado como o mês Mundial da Conscientização da Infertilidade e tem o objetivo de alertar a população para este desafio. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS -, um casal é considerado infértil quando não consegue engravidar após 12 meses mantendo relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos.

A boa notícia é que devido aos avanços da medicina e das técnicas de reprodução assistida, muitos casais conseguem realizar o sonho de ter filhos. De acordo com o diretor da Clínica Origen, o médico Marcos Sampaio, estima-se que cerca de 15% dos casais enfrentam o problema, que pode ser agravado por hábitos de vida como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, obesidade, exposição ambiental a produtos químicos.

Dr. Marcos Sampaio ressalta que é importante saber que as causas podem ser tanto da mulher como do homem. “Em geral, os fatores estão distribuídos igualmente entre homens e mulheres, além de um percentual sem causa aparente”.

Atualmente, no caso das mulheres, umas das causas mais frequentes da dificuldade em ter filhos é a idade. É sabido que elas querem ter filhos cada vez mais tarde, depois de se estabilizar profissionalmente e financeiramente, o que dificilmente acontece antes dos 30 anos. E, após essa idade, as chances de engravidar diminuem caindo para 10% após os 40 anos.

Não é por acaso que o congelamento de embriões vem aumentando. Segundo a Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – GSTCO – da Anvisa, em 2018, foram congelados 88.776 embriões para uso em técnicas de reprodução humana assistida, 13,5% a mais do que em 2017 – 78.216.

É imprescindível que o casal infértil procure auxílio médico para que possam juntos buscar a solução que melhor se adapte aos seus interesses e às suas necessidades. Entre as opções de tratamentos existem inseminação artificial, fertilização in vitro, às vezes, basta a indução da ovulação com medicação para que o casal consiga efetivamente engravidar. Em outros casos faz-se necessário um procedimento cirúrgico. Mas tudo isso vai depender de qual é o obstáculo que impede a gestação, bem como a identificação de qual é o momento no processo da concepção em que há erro. Por isso a importância de procurar um especialista em reprodução humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *