Quase metade dos brasileiros já mentiu sobre estar desempregado para pessoas próximas, de acordo com o LinkedIn

Tempo de leitura: 2 Minutes
49% dos entrevistados disseram que estar sem trabalho é uma desvantagem na hora de buscar uma oportunidade 

Nove em cada dez acreditam que há um estigma negativo associado ao desemprego 

LinkedIn lança campanha LinkedIn Te Apoia para ajudar os usuários a enfrentarem as dificuldades do mercado de trabalho após o impacto causado pela Covid-19
Foto Reprodução: Roberto Parizotti/FotosPublicas

Um levantamento do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, mostra que 45% dos brasileiros já esconderam o fato de estarem sem trabalho para alguma pessoa próxima. Deste total, 55% dizem que mentiram por vergonha e 27% por acreditarem que isso diminuiria as suas chances de conseguir um novo emprego. Apesar deste cenário, 7 em cada 10 concordam que, como consequência dos desafios que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho, há menos estigma negativo associado ao desemprego atualmente.

Metodologia do estudo 

O estudo foi realizado com 2.012 brasileiros que ficaram desempregados antes ou como consequência da pandemia de covid-19, pelo Censuswide, entre 28 de outubro e 5 de novembro de 2020. 

O estudo, realizado com 2.000 profissionais desempregados no Brasil entre outubro e novembro de 2020, mostra ainda que 49% se sentem em desvantagem em relação a outros candidatos na hora de aplicarem para uma vaga

“Temos uma forte cultura no Brasil em que o desemprego é, muitas vezes, considerado como uma consequência do desempenho do profissional e não devido à falta de oportunidades do mercado. Por isso, muitos tendem a esconder este fato com receio de não conseguirem se recolocar. O levantamento nos surpreendeu e mostrou a necessidade de mudar este viés inconsciente tanto do ponto de vista do profissional, quanto das empresas. Em outros países, como França e Reino Unido, não ter um trabalho fixo é encarado com mais naturalidade”, afirma Ana Claudia Plihal, Executiva de Soluções de Talentos para o LinkedIn. 

Quando perguntados sobre sua situação atual de busca de emprego, 36% dos entrevistados afirmam estarem estressados e preocupados por não encontrar algo novo, 30% estão confusos por não terem retorno das empresas e 17% dizem se sentirem derrotados por terem sido rejeitados nestes processos. Além disso, quase metade (48%) do total já deixou de se candidatar em até 5 oportunidades de emprego que desejavam porque sentiram que não tinham as habilidades necessárias. 

Durante este período de desemprego, 41% afirmaram terem feito cursos gratuitos para aumentarem seus conhecimentos, 38% disseram estar trabalhando informalmente e 29% passaram a um formato de freelancer ou emprego temporário como alternativa de renda.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo.  Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 756 milhões de usuários, sendo deles 49 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *