Ricardo Faria: escritor mineiro cria narrativas da vida brasileira feitas de liberdade, amor e erotismo
No seu mais recente livro, ‘O Diário Secreto de Bia’, o autor narra as aventuras de Ana Beatriz: ambientalista, consciente e apaixonada pela vida…
O escritor mineiro, Ricardo de Moura Faria, estreou na literatura em 2015 como o romance “O amor nos tempos do AI-5”.
Atualmente o autor, que também é historiador e já escreveu vários livros didáticos de reconhecida importância educacional, trabalha na divulgação de seu último livro : “O Diário secreto de Bia”, um romance que narra o cotidiano da personagem Ana Beatriz e a acompanha da adolescência até a fase adulta.
E quem é a Bia? É uma moça belorizontina que vive de forma completamente livre suas aventuras amorosas e, claro, escreve tudo em seu “diário”. O livro é uma verdadeira “viagem” por lugares famosos da capital mineira ( Praça da Liberdade, Praça do Papa ) bem como pelas cidades vizinhas (Ouro Preto, Sabará, Diamantina, São João del Rei, Tiradentes) nas quais Bia – que é uma moça linda, estudiosa e consciente, diga-se de passagem – estuda, trabalha ou somente se diverte.
Nesses nossos tempos obscuros, acompanhar as aventuras dessa moça que apesar de ser uma mineira ao “pé da letra”, ou seja, um pouco tímida, mas nem tanto, vive sua liberdade sexual sem pudores (mas com responsabilidade), é como sentir o frescor de tempos nos quais fomos, nós brasileiros, mais esperançosos e otimistas.
É preciso ressaltar que Bia é uma moça engajada nas lutas pela preservação do meio ambiente, tanto que faz dessa “luta”, escolha profissional; e também não foge de nenhuma discussão considerada “polêmica”. Assuntos que envolvem política, religião, sexualidade, feminismo, poluição ambiental, entre muitos outros, são sempre temas de acalorados debates entre ela e todos que a rodeiam.
O livro acompanha a vida de Ana Beatriz do começo do começo da década de oitenta (quando ela faz 15 anos) passa pela juventude, segue a vida universitária, o começo da vida profissional e a chega até a maturidade. E ao narrar o cotidiano desta menina que está se transformando em mulher e vive esta fase de descobertas com liberdade e consciência, o autor revela fatos marcantes da história nacional como as passeatas pelas eleições diretas; os vários planos econômicos; também lembra fatos ligados a personalidades mundiais, entre outras passagens que mudaram os rumos do mundo ou afetaram, diretamente, a vida de todos nós, brasileiros.
Sobre o autor
Ricardo de Moura Faria, natural de Dores do Indaiá, centro-oeste mineiro, não é escritor de primeira viagem na ficção. O autor já publicou uma trilogia – que ele batizou de “Brasil fin de siècle” – toda dedicada a contar pontos importantes da história brasileira a partir das vivências de uma típica família mineira composta pelo pai, Afonso, professor universitário; Celina, também professora; e os filhos, Nelson e Ana Beatriz (a Bia que, agora, também ganha seu próprio livro).
Os livros da Trilogia “Brasil fin de siècle” são:
– O Amor nos tempos do AI 5;
– Amor, opressão e liberdade;
– Amor e Liberdade… ainda que tardia; Ricardo de Moura Faria está disponível para entrevistas no Facebook (WWW.facebook.com/paginadoRicardoFaria), no Instagram (@ricardodemourafaria) ou pelo e-mail mourafaria@hotmail.com