15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza evidencia o impacto global de projetos estudantis
Tempo de leitura: 2 Minutes

Evento apresenta mais de 120 projetos de alunos das Etecs e Fatecs, idealizados com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU

Nesta segunda-feira(19),  estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo se reúnem para a 15ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS). A mostra acontece até o dia 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. São mais de 120 projetos finalistas, norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec Capacitações) do Centro Paula Souza, Lucília Guerra, a feira é uma oportunidade de valorizar a capacidade de inovação dos jovens e prestar conta do impacto social promovido por projetos dessa natureza.

“A Feteps dá visibilidade àquilo que acontece dentro das nossas unidades, às soluções que os alunos apresentam para um mundo que precisa de boas ideias. É uma forma de prestarmos conta do bom serviço público que oferecemos à sociedade, que é uma educação de qualidade, transformadora e que provoca mobilidade social”, afirma.

De acordo com o novo conceito da FETEPS, a mostra de projetos será muito mais do que uma feira de ciências. A ideia é promover um evento que irá aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Um espaço especialmente reservado para rodadas de negócios também será aberto nos quatro dias de evento.

Cesar Silva, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição credenciada pelo CPS para promover a aproximação com o Setor Produtivo e uma das apoiadoras do evento, ressalta o papel crucial desse tipo de iniciativa para gerar empregabilidade aos futuros profissionais. “Todas as instituições envolvidas estão cientes do seu papel social de disseminar o conhecimento e de apoiar a inserção profissional dos jovens no País. Sabemos do poder da Educação em mudar vidas e do interesse dos jovens em projetos que realmente fazem a diferença para o mercado e, em períodos de dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, esse incentivo se torna ainda mais urgente”, avalia.

No primeiro dia de evento, a Feira acontece de 14h às 20h. Já nos dias 20 e 21 de agosto, a abertura será às 10h com encerramento previsto também para 20h. O encerramento, no dia 22, começa às 10h e termina às 15h. O São Paulo Expo – Pavilhão 7 fica na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP. Mais informações em: https://feteps.cpscetec.com.br/