ASRM – A ferramenta terapêutica do século 21

Tempo de leitura: 9 Minutes
Divulgação

ASMR, do inglês Autonomous Sensory Meridian Response, em tradução livre, resposta sensorial meridiana autónoma, refere-se a uma sensação agradável de parestesia,ou formigamento, geralmente sentida na região do couro cabeludo, na parte de trás da cabeça ou do pescoço em resposta a algum estímulo sensorial. O fenômeno foi comparado a sinestesia auditiva-tátil, subjetiva de “euforia de baixo grau” caracterizada por “uma combinação de sentimentos positivos e uma sensação distinta de formigamento estático na pele”. Mais comumente desencadeada por estímulos auditivos ou visuais específicos, e menos comumente pelo controle de atenção intencional.

Atualmente se tem uma vasta variedade de vídeos, produções de conteúdo sonoros que se desenvolveu na cibercultura nos últimos anos, no qual existem mais de 13 milhões de publicações apenas no Youtube. E passou a ser amplamente utilizado para promoção de relaxamento, sono e bem-estar.

Representação ilustrativa das áreas afetadas pela sensação de formigamento ASMR. – Divulgação

Estudos científicos, indicam que o ASMR é uma experiência confiável e com raízes fisiológicas que pode trazer benefícios terapêuticos para a saúde mental e física.

Para nós ajudar a entender melhor sobre esse trabalho terapêutico virtual, tão comumente desenvolvido na cibecultura atual, eu convidei o onfleunciador digital e criador de conteúdo ASMR Maycon Sagaz para uma conversa.

Reprodução

•Para começar Maycon, fala pra gente um pouquinho sobre você.

R: Há 34 anos atrás nascia um baby que recebeu o nome de Maycon Manoel Sagaz, sim esse sou eu, nasci em uma ilha maravilhosa com apelido carinhoso de ilha da magia, a ilha de Santa Catarina chamada de Florianópolis. A minha jornada até aqui foi feita com inúmeras trocas de caminho, poucos empregos, muita indecisão e dificuldades, o tempo se passou até eu amadurecer e encontrar um propósito em minha vida, algo inusitado que atende os 3 pilares que sustentam a minha paz no coração e sorriso no rosto todos os dias. Com o ASMR eu ganho dinheiro, ajudo as pessoas e amo fazer o que faço.

Redes sociais – Instagram: @mayconsagaz YouTuber: Maycon Sagaz

Maycon, como você conheceu o ASMR e começou seu projeto com ASMR?


R: Eu conheci o ASMR em 2014 quando pesquisava sobre sonhos lúcidos, era um momento meio instável da minha vida, mas eu não procurava de fato uma solução para meus problemas, só estava navegando no youtube sobre um tema curioso e acabei caindo em um vídeo de ASMR gringo. De início achei estranho como a maioria das pessoas acham pela primeira vez, mas também senti a boa sensação do ASMR, os arrepios e o relaxamento. Continuei consumindo o ASMR e cada vez gostando mais, até o momento de amadurecer uma ideia e vontade que eu tinha de gravar vídeos que juntei ao tema ASMR. Fiz um vídeos teste sem pretensões de produzir como produzo hoje, mas o feedback positivo daquele primeiro vídeo me fez gravar mais, quando mais eu gravava mais eu ia me apaixonando por fazer isso.

Seu canal hoje conta com 134 mil inscritos e 723 vídeos, e está crescendo a cada dia. Sendo todo seu conteúdo voltado para o público ASMR, quando você iniciou tinha idéia de que seu trabalho cresceria tanto nesse nicho? Hoje qual seu sentimento com esse progresso?

R: Como falei os primeiros vídeos eu fiz sem pretensões e pensamentos futuros, mas não demorou muito para que eu me organizasse para manter esse hobbie inicialmente, hoje profissão, mais organizado. Então comecei a ser fiel na produção dos vídeos semanalmente com organização e dedicação, pois era algo que eu gostava muito de fazer e me sentia bem fazendo. Quando eu vi o crescimento do ASMR no Brasil e no mundo, quando eu vi as pessoas chegarem no meu canal e me agradecerem por ajuda-las, quando eu vi que era capaz de trabalhar focado nisso, então eu mergulhei de cabeça para fazer acontecer e dar certo. Sobre gostar de produzir, em todos esses vídeos, jamais passou pela minhas cabeça aquele sentimento de procrastinação de não querer gravar mais ou estar de má vontade em produzir, por isso eu falo que é um trabalha que eu não sinto que é trabalho. Estou muito feliz com crescimento e progresso do canal, sempre busco melhorar para alcançar mais pessoas.

Reprodução

● O ASMR hoje, é muito procurado como terapia, para quem possuí crises de ansiedade e insônia. Como você se sente sendo um dos colaboradores para melhora da qualidade de vida de muitas pessoas?


R: Eu entendo a importância do ASMR, pois eu recebo diariamente relatos de pessoas que agradecem por se sentirem melhores assistindo o ASMR e não existe nada mais gratificante do que receber essas mensagens e saber que fiz o bem naquele instante na vida daquela pessoa. Eu vejo o ASMR como uma terapia alternativa, não pode substituir outras, acredito que pode ser usado em agregado com outras terapias e tratamentos pois cada pessoa tem vivencias e problemas diferentes e cada problema tem que ser tratado com cuidado e por profissionais, eu posso ajudar momentaneamente uma pessoas que está em um estado ansioso e o vídeo acalmar, mas não tem como eu ser a solução para a cura da ansiedade, depressão ou outros problemas psicológicos. Esses são temas complexos que sempre tenho cuidado ao abordar, pois sei que ajudo muitas pessoas, mas sei da responsabilidade de não ir além do que eu possa fazer.

Quais são seus objetivos, daqui pra frente, como influenciador digital?


R: Eu sempre busco crescer, alcançar mais pessoas, melhorar a técnica, melhorar a qualidade do meu canal, expandir o meu conteúdo para outros locais, ser uma referência dentro do ASMR e entender cada vez mais como essa terapia alternativas atinge positivamente as pessoas.

Nesse momento pandemico, onde muitas pessoas estão isoladas e sofrendo com as sequelas do Covid19 qual a mensagem principal que você como influenciador, deseja passar com seu trabalho?


R: A pandemia colocou à prova todo mundo, todas pessoas foram afetadas de certa forma, umas mais e outras menos, eu não consigo mensurar a dor das pessoas que tiveram perdas com morte de familiares, amigos ou pessoas próximas, também não consigo mensurar a dor de quem teve o emprego afetado, ou o que passa na mente de cada pessoa que está aflita com a normalização de tudo isso. Sou grato por ter sido uma das poucas pessoas que acabou crescendo na pandemia, mesmo eu também estando limitado de muitas coisas também, não posso dizer que sofri com algo. Mas por todos esses problemas as pessoas acabaram procurando ainda mais ajuda de forma online e acabaram conhecendo o ASMR. No que está dentro de minha capacidade eu tento sempre passar uma mensagem positiva, sem ser uma positividade tóxica e artificial, eu busco fazer as pessoas refletirem, busco trazer sorrisos com minhas brincadeiras, busco deixar a pessoas no momento de paz e presente naquele momento com o que o ASMR pode proporcionar que é os arrepios, relaxamento e o sono para dormir mais rápido e melhor. Sobre a mensagem eu digo que tenha fé, não tema o mal, se cuide e cuide de seus familiares, busque alternativas para encarar esses momentos difíceis, pois é nos momentos difíceis que a gente cresce e se fortalece, encare isso como uma prova para você vencer qualquer obstáculo futuro na sua vida, pois a pandemia em algum momento vai passar e você vai estar forte e preparado para qualquer situação.

● A qualidade do seu trabalho é inegável, a dedicação que é depositado em cada vídeo é reconhecida com carinho pelos seus seguidores. Ao que você atribui tanta dedicação?


R: Acredito que o ponto principal de tanta dedicação é fazer com amor, o amor move tudo e encontrei no ASMR e em gravar vídeos o amor por fazer isso. Porém sempre existe algo a mais que te potencializa, como você menciona na própria pergunta, o reconhecimento e o carinho nas mensagens que recebo é como se fosse uma gasolina que me enche de energia. Acredito que é algo cíclico e reciproco, pois eu busco fazer meu melhor e levar o bem para as pessoas, e o reconhecimento vem desse bem estar que proporciono e em contrapartida recebo o carinho que me faz muito bem também e me mantem animado até em dias que estou com algum tipo de problema.

Reprodução

● A sua criatividade e disposição são marca registrada no seu conteúdo, como você definiria a forma como se reinventa sempre pra está criando sem perder a essência?


R: Eu amo criatividade, eu estudo sobre criatividade, eu busco me especializar em criatividade e pretendo no futuro ensinar as pessoas a coisas que aprendi estudando e praticando. A criatividade e a chave que faz o mundo evoluir, criatividade não é só inventar coisas novas, criatividade e a capacidade que a gente tem de encontrar soluções para tudo no nosso dia a dia. Estamos sempre tendo que resolver problemas, buscar alternativas de fazer as coisas, achar modos de evoluir como pessoas, ou profissionalmente, ou qualquer área da vida e a criatividade e a chave para tudo isso. Então para responder sua pergunta, acho que para sempre trazer conteúdo a gente tem que ter muito conhecimento na área que estamos atuando e não ter medo de explorar coisas novas, ou fazer brincadeira como a modificação de algo que já é tradicional ou consolidado, dar uma nova visão mesmo que a mudança seja pouca coisa. Experimentar, fracassar, levantar, modificar, prosseguir, evoluir!

Quais as dificuldade que um criador de conteúdo voltado pra ASMR enfrenta?


R: O ASMR é algo novo e como coisas novas sempre tendem a causar um impacto, muitas vezes o ASMR sofre um preconceito mesmo sem a pessoas ter conhecimento sobre o assunto. Ela não se permite conhecer, nem experimentar e já faz seu julgamento. Então para crescimento talvez essa seja uma barreira que aos poucos vamos quebrando. Agora falando por trás dos bastidores, o principal problema é manter um silencio para a gravação. Soluções acústicas e um estúdio são situações que são caras de produzir e os equipamentos de gravação em si já são caros também, então muitos produtores enfrentam o problema de buscar o silencio para poder gravar sem ter barulhos da carros, pessoas, animais, ou qualquer outro evento que causam barulhos.

Divulgação

E por último, mas não menos importante, qual mensagem você deixaria para as pessoas que convivem com ansiedade, insônia, ou distúrbios relacionados ao sono e que utilizam o ASMR como ferramenta pra tratamento?


R: A mensagem que eu deixo aqui é a que sempre busco passar em meus vídeos. Desejo sempre a todos que tenham uma excelente qualidade de vida. Cada pessoa sabe a cruz que carrega e Deus não dá um fardo maior do que aquela pessoa não possa suportar. Independente do problema que você esteja passando agora, eu desejo que você seja forte e vença-o, mas não precisa vencer sozinho, uma batalha se vence mais fácil em grupo, então não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, de estender o braço pra alguém ou se agarra na mão de quem te estende o braço, todos nós em algum determinado momento da vida precisaremos um dos outros e eu e o ASMR estaremos sempre aqui para te proporcionar naquele momento, um estado de tranquilidade, de reflexão, de paz, de relaxamento, de boas sensações e de sono. Saúde, amor e paz sempre!

Divulgação

Um estudo realizado pelos departamentos de Psicologia da Universidade de Sheffield e Universidade Metropolitana de Manchester de 2018, concluiu que os centenas de milhares de relatos anedóticos de pessoas que assistem a vídeos de ASMR como forma de auxílio para dormir, relaxar e combater o estresse e a ansiedade são consistentes com os resultados obtidos por sua pesquisa denominada “More than a feeling: Autonomous sensory meridian response (ASMR) is characterized by reliable changes in affect and physiology” (em português: Mais do que um sentimento: resposta sensorial autônoma do meridiano (ASMR) é caracterizada por mudanças confiáveis no afeto e na fisiologia).

O ASMR é mais que um evento, disseminado na internet com objetivo de entretenimento ou distração, é uma ferramenta terapêutica que proporciona alívio e bem estar, incluindo também uma filosofia de vida Slow. Tudo mais devagar e mais presente.

Para nossa meditação:

“A paz interior é seu maior tesouro.
Não deixe que a ansiedade venha rouba-lá,
Nem permita que alguém a destrua.
Seja com atitudes ou comentários.
Seja você revestido da certeza,
De que a noite mais escura vai passar…” -André Luiz

Divulgação

Forte abraço!

3 Comentários

  1. Sou a Valeria Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  2. Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  3. Very interesting subject, regards for posting. “The great aim of education is not knowledge but action.” by Herbert Spencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *