Brasil avança nas discussões de saúde mental e espiritualidade com o 1º Simpósio Nacional de Emergência Espiritual
Caroline de Moraes, uma das pioneiras sobre o tema no país, lidera evento histórico promovido pelo SEN Brasil que discutirá o impacto e o potencial transformador das emergências espirituais
O Brasil está prestes a testemunhar um marco histórico no campo da saúde mental e espiritualidade com o 1º Simpósio Nacional de Emergência Espiritual e Saúde Mental, que será realizado pelo SEN Brasil sob a liderança de Caroline de Moraes.
Este evento online programado para acontecer no dia 9 de novembro, representa a primeira iniciativa no país voltada para conscientizar e educar profissionais da saúde sobre a importância das emergências espirituais — fenômenos muitas vezes confundidos com transtornos mentais.
Caroline de Moraes, responsável pelo Spiritual Emergence Network (SEN Brasil), explica que emergências espirituais são processos de transformações naturais e complexas, em que o indivíduo experimenta estados mentais extraordinários, mas muitas vezes difíceis. “Elas podem resultar em curas espontâneas de distúrbios emocionais e psicossomáticos, em mudanças de personalidade favoráveis, em soluções para os problemas da vida, mas infelizmente podem ser confundidas com transtornos mentais”, afirma.
Com formação como Trauma-informed Counsellor no Canadá e certificação em Eneagrama, Caroline estuda os estados não ordinários de consciência e está à frente do SEN Brasil, que integra uma rede internacional de apoio voluntário à pessoas que passam por crises espirituais, presente em nove países. Sob sua liderança, o evento busca desmistificar essas experiências e promover uma nova visão sobre emergências espirituais, mostrando suas diferenças de processos patológicos.
O 1º Simpósio Nacional de Emergência Espiritual e Saúde Mental contará com a participação de 15 palestrantes renomados, sendo eles: médicos, psiquiatras, pesquisadores, psicólogos, educadores e terapeutas referências em espiritualidade e saúde mental, dentre eles Dra. Maria Cristina de Barros, psicóloga e doutora em ciências médicas, Dra. Letícia Alminhana, psicóloga e pesquisadora na Coventry University, Dra. Thaissa Pandolfi, médica pós-graduada em psiquiatria, e Álvaro Jardim, psicólogo e líder do Grof Legacy Training. O encontro promete promover a troca de conhecimento e práticas inovadoras no que diz respeito ao diagnóstico diferenciado.
“O evento trará relatos dos experienciadores — pessoas que passaram por crises de emergência espiritual — que podem contribuir imensamente sobre o tema com seus relatos de superação dessas crises”, diz Ligia Splendore, psicóloga especialista em emergências espirituais, criadora do Movimento Repensando a Loucura e curadora do evento. No comitê organizador também fazem parte Kelli Kanashiro, cofundadora do SEN Brasil, Dra. Thaissa Pandolfi, médica pós-graduada em psiquiatria, Danielle Ávila, psicóloga clínica e Inês Kalkmann, psicóloga transpessoal.
Caroline, que passou por uma emergência espiritual, destaca que, ao invés de rotular crises espirituais como doenças psiquiátricas, é possível tratá-las como oportunidades de crescimento pessoal e transformação. “Compreender o potencial positivo das emergências espirituais é fundamental para a sociedade, pois essas experiências, quando acolhidas e integradas, podem promover profundas transformações individuais e coletivas, favorecendo uma maior consciência, cura emocional e um sentido mais elevado de conexão e propósito”, afirma.
“A relação entre saúde mental e espiritualidade tem sido objeto de pesquisa por diversos autores, embora ainda seja pouco discutida amplamente. Em 1994, o Dr. David Lukoff e outros pesquisadores obtiveram um avanço significativo ao incluir a categoria ‘Problemas Religiosos e Espirituais’ no DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). O Simpósio de Emergência Espiritual e Saúde Mental será uma excelente oportunidade para compartilhar e divulgar os estudos que estão sendo desenvolvidos nessa área no Brasil”, completa Ligia Splendore.
A importância do SEN Brasil
O SEN Brasil, fundado em 2023 por Caroline de Moraes e Kelli Kanashiro, imigrantes no Canadá – é a filial brasileira de uma rede internacional criada por Christina Grof e pelo renomado psiquiatra Stanislav Grof, em 1980.
A rede não possui fins lucrativos e é administrada por voluntários que oferecem informações e apoio. Além de realizarem encaminhamentos sem custos, para profissionais especializados, para ajudar aqueles que vivem ou são afetados pela Emergência Espiritual.
Estudos recentes mostram que os profissionais de saúde mental podem não estar treinados para reconhecer e apoiar essas experiências, levando a diagnósticos errados e tratamentos inadequados, incluindo hospitalização e medicação.
Caroline de Moraes explica que a proposta do SEN Brasil é auxiliar pessoas que passam por emergências espirituais, por meio de informações acuradas, ao mesmo tempo que promove conscientização sobre o assunto.
“Reconhecemos que uma Emergência Espiritual/Crise Espiritual faz parte de um processo natural e contínuo de crescimento e transformação humana em direção à totalidade e a uma maior sensação de bem-estar, por isso, é tão importante que essas crises sejam compreendidas e tratadas de forma adequada.”, diz Caroline.
Para mais informações, inscrições e para conferir a programação do evento acesse o site oficial clicando aqui.