Como Saber se Está Precisando Tratamento Dermatológico? Veja 9 sinais de que você deve buscar um especialista em dermatologia
Tempo de leitura: 2 Minutes
A pele é o maior órgão do corpo humano, e é responsável por proteger o nosso corpo contra os danos ambientais e regular a temperatura. Por isso, é importante cuidar da pele, prestar atenção nos sinais que o corpo dá e procurar um especialista quando necessário.
Quando buscar devo procurar um especialista em dermatologia?
A médica especialista em dermatologia, Dra. Kelly Pico, destaca que existem várias situações em que pode ser necessário procurar um profissional da área. Aqui estão alguns sinais:
1. Problemas de pele persistentes: Se você tiver uma erupção cutânea, acne, eczema ou outra condição de pele que não desapareça por conta própria ou com tratamentos caseiros, pode ser hora de consultar um especialista.
2. Mudanças na pele: Se você notar mudanças na cor, textura ou aparência da pele, como manchas escuras ou verrugas, pode ser um sinal de uma condição de pele mais grave.
3. Sinais de câncer de pele: Se você notar um sinal ou pinta nova, ou existente que mudou de tamanho, forma ou cor, pode ser um sinal de câncer de pele. Nesse caso, é importante procurar um especialista imediatamente.
4. Queda de cabelo: Se você notar uma queda de cabelo excessiva ou padrões de calvície, pode ser um sinal de um problema de saúde pré-existente ou de uma condição de pele que afeta o couro cabeludo.
5. Sinais de envelhecimento: a Dra. Kelly Pico comenta que se você estiver preocupado com sinais de envelhecimento na pele, como rugas ou manchas senis, um especialista em dermatologia pode recomendar tratamentos e procedimentos para retardar o processo de envelhecimento.
6. Problemas de unhas: Se você tiver problemas com as unhas, como unhas quebradiças, infecções ou deformidades, o profissional pode ajudar a diagnosticar e tratar a condição.
7. Dermatite de contato: A dermatite de contato é uma condição de pele que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante ou alérgica. Ela pode causar vermelhidão, coceira, inchaço e bolhas na pele.
8. Psoríase: A psoríase é uma condição de pele crônica que causa manchas vermelhas e escamosas na pele. Ela pode ser desencadeada por fatores como estresse, infecções e lesões na pele.
9. Rosácea: A rosácea é uma condição de pele que causa vermelhidão, inflamação e lesões na pele, especialmente no rosto. Ela pode ser desencadeada por fatores como alimentos picantes, bebidas alcoólicas, exposição ao sol e estresse emocional.
Além de procurar a ajuda profissional, existem muitas coisas que você pode fazer em casa para cuidar bem da sua pele.
Uma dieta saudável e equilibrada também é fundamental para manter uma pele saudável e bonita. Além disso, evite fumar, pois o tabagismo pode causar danos à pele e acelerar o processo de envelhecimento.
“Além disso, é importante cuidar da pele em casa, seguindo algumas dicas simples, como limpar a pele com um sabonete suave, hidratar a pele diariamente e protegê-la dos raios UV prejudiciais com protetor solar. Se você notar qualquer problema de pele persistente, é importante buscar orientação especializada para obter orientações e tratamentos adequados.” Finaliza a Dra. Kelly Pico.
Mais Sobre Dra. Kelly Pico: CRM – 97978
Especialista em dermatologia estética.
Com mais de 22 anos de experiência na medicina,
Kelly Pico é formada pela Faculdade de Medicina ABC
Pós graduação em Medicina Estética e Medicina Preventiva
Especialista em dermatologia estética.
Com mais de 22 anos de experiência na medicina,
Kelly Pico é formada pela Faculdade de Medicina ABC
Pós graduação em Medicina Estética e Medicina Preventiva