O que é Cross Training? Contamos-lhe como começar o Cross Training, em que consistem as aulas e que calçado ou roupa escolher.
Ao digitar “Cross Training” em uma pesquisa no YouTube, você encontrará vídeos de atletas andando sobre as mãos, lutando com uma barra pesada, fazendo uma quantidade infinita de burpees e se esforçando até os limites de sua força física e mental em competições.
Você também encontrará vídeos de pessoas de todas as idades, incluindo idosos e crianças pequenas, desfrutando de uma aula de Cross Training entre barras, caixas e pranchas em um divertido ambiente de grupo.
Embora os vídeos sejam diferentes à primeira vista, você verá os mesmos elementos em todos eles: emoções reais, paixão e alegria. E é isso que o Cross Training significa: se divertir, alcançar seus objetivos e ser a melhor versão de si mesmo.
O que é Cross Training?
O Cross Training foi originalmente criado nos Estados Unidos em meados da década de 1990 como um treinamento funcional que prepara o corpo para uma carga versátil. Combina elementos de ginástica, treinamento de força, levantamento de peso e atletismo. Hoje, é uma forma difundida de treinamento que desenvolve velocidade, resistência, força, explosão e resistência mental. Pode-se dizer que o prepara para muitas tarefas da vida diária.
O cross training tem seu próprio campeonato mundial, os games. Em muitos países, você também pode encontrar várias corridas regionais menores, nas quais qualquer pessoa que já treinou e quer comparar seus pontos fortes com outros entusiastas pode assistir, ou simplesmente vir e aproveitar a incrível atmosfera desses eventos. Quer fazer parte dessa comunidade incrível? Você quer melhorar em todos os esportes possíveis e ultrapassar seus limites? Aqui tens!
Como começar a praticá-lo
O Cross Training tem tudo a ver com a comunidade. Muitas vezes ouvimos de novatos que têm medo de vir para a aula de Cross Training porque temem que não se encaixem ou sejam ridicularizados. Por (não apenas) experiência pessoal, posso dizer que na comunidade Cross Training você experimentará o apoio da equipe e a aceitação dos novatos, como em nenhum outro lugar. O lema do Cross Training é que REALMENTE qualquer um pode fazer. E qualquer um pode!
Treinamento cruzado para iniciantes
A maioria das academias de cross training certificadas oferece cursos OnRamp que um iniciante deve concluir antes de poder assistir a uma aula completa de cross training. Este curso foca-se na técnica de todos os exercícios básicos (como levantamento de peso, ginástica ou exercícios com kettlebell) e na melhoria gradual da condição física (como preparação para os treinos mais exigentes que o esperam mais tarde nas aulas. Cross Training).
O treino decorre num grupo mais reduzido de pessoas, onde o formador dá atenção a cada um individualmente e aperfeiçoa a técnica de execução de cada exercício.
Muitas academias também oferecem uma opção de treinamento individual, apenas com você e seu treinador. Você não pode ir a uma aula sem fazer um curso OnRamp.
Lições de treinamento cruzado
Depois de concluir o curso para iniciantes, você poderá fazer aulas completas de Cross Training. Cada aula começa com um aquecimento geral, mobilidade, aquecimento específico para os elementos individuais que vão estar no treino (aquecimento de levantamento de peso, mobilidade para agachamentos, etc.).
Em seguida, o conteúdo principal da aula consiste em habilidades e práticas (habilidades de ginástica), treinamento de força (como agachamento) e, principalmente, condicionamento (são chamados de WOD: treino do dia).
O WOD geralmente é por tempo, número de rodadas ou repetições. Você pode imaginar isso como um treinamento em circuito. É sempre bom estar com um tenis adequado para cada situação. Uma boa opção é o tenis dolce gabbana masculino.
Aulas de levantamento de peso e aulas de ginástica
Se você está interessado em desenvolver suas habilidades e melhorar, é bom que você inclua aulas de levantamento de peso e ginástica além das clássicas, onde você pode focar mais na técnica e execução de exercícios individuais.
Nas aulas de levantamento de peso, você aprenderá como snatch, clean & jerk e muitos outros exercícios que o ajudarão a se tornar mais forte e dinâmico.
Na aula de ginástica, você descobrirá os segredos da caminhada com as mãos, flexões, truques na barra horizontal ou, por exemplo, o agachamento pistola.
Exercícios para treino individual ou cross em casa
Como o Cross Training é repleto de exercícios de peso corporal, é possível treinar em casa ou ao ar livre. Esta é uma ótima notícia para os dias em que você não pode ir à academia.
Para cross training em casa, recomendamos o site woddrive.com, onde você pode pesquisar vários treinos montados, dependendo se deseja treinar apenas com o próprio peso ou se possui um kettlebell e outros equipamentos à sua disposição.
Se você frequenta uma academia aberta (que no mundo do cross training significa não ir a uma aula, mas apenas se exercitar sozinho na academia), recomendamos ter um plano elaborado por um instrutor certificado de cross training. Isso fará sentido e o ajudará a aprimorar seus pontos fortes e fortalecer seus pontos fracos.
Sapatos e roupas de treinamento cruzado
Como iniciante, você não precisa de nenhum equipamento especial. Use o que for mais confortável para você e qualquer sapato fitness. Quando o Cross Training se tornar sua paixão, você gradualmente se equipará com o que há de melhor.
Os melhores tênis Cross Training são as coleções Reebok Nano e Nike Metcon. Você pode usar o que quiser: camisetas e shorts de corrida masculinos, regatas e shorts FLEO femininos ou leggings Nike Pro.
Equipamento de treinamento cruzado
Você pode pegar todo o equipamento necessário emprestado diretamente da academia. É melhor comprar sua própria corda de pular e um rolo ou bola de espuma para massagear os pontos rígidos.
Cross Training e sua dieta
Como qualquer esporte, até o Cross Training anda de mãos dadas com uma alimentação adequada. Sem nutrição adequada, não pode haver 100% de desempenho. Coma comida de verdade, não processada, preste atenção ao equilíbrio e a uma quantidade suficiente de macronutrientes.
Você pode seguir o lema do Cross Training: “Coma carne e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar. Mantenha a ingestão em níveis que apoiem o exercício, mas não a gordura corporal”.