Dra. Luisa Cherubini afirma que medicina integrativa apresenta resultados além de clínicos isolados
Métodos mais eficientes e humanizados têm sido buscados com mais frequência não apenas pelos pacientes, mas também pelos profissionais da saúde, que visam oferecer uma melhor experiência, focados não apenas em resultados clínicos isolados, mas na saúde geral do indivíduo.
Segundo a Dra. Luísa Cherubini (CRM SP 163 700) uma das maneiras de alcançar estes objetivos durante o tratamento médico é a medicina integrativa, que é um método que, como o próprio nome diz, trata o paciente de forma realmente integrada e humanizada. “A medicina integrativo pode ser definida como uma prática médica que se preocupa em oferecer um tratamento, que trata não apenas a doença, mas o paciente como um todo, sendo a relação entre médico e paciente extremamente importante, pois todo o tratamento é baseado na individualidade”.
Particularidades da medicina integrativa
A especialista também aponta aspectos que a medicina integrativa acaba levando em consideração e que outros tratamentos ignoram. “São considerados aspectos como personalidade, forma de se relacionar com o mundo, entre outros. Inclusive, diferente do ponto de vista da medicina tradicional, na medicina integrativa a saúde é a soma de aspectos que vão além da área biológica, incluindo também as partes emocionais, sociais, mentais e espirituais. Por isso, reconhecemos não apenas sintomas, mas situações estressantes, alimentação, e outros aspectos. Pensando na individualidade de cada pessoa, um plano de tratamento é desenvolvido especialmente para cada paciente, se baseando não apenas na sua doença, mas em toda a sua vida.”
Vantagens da medicina integrativa
O modelo biomédico normalmente tem como principal objetivo, curar uma doença já existente. Apesar desse modelo ser muito utilizado e ser importantíssimo na história da medicina, cada vez mais médicos buscam um atendimento integrado para seus pacientes, seja através do seu próprio consultório, hospitais ou em sociedades. Entre as vantagens estão a melhora na relação entre médico e paciente, tendo um olhar mais humanizado, sabendo escutar seu paciente e construindo uma relação duradoura, como verdadeiros parceiros do paciente durante o tratamento. De igual modo, também há maior prevenção de doenças, já que diversos aspectos são trabalhados, mesmo que não estejam diretamente ligados à doença.
Emagrecimento saudável
Entre os muitos benefícios da medicina integrativa a especialista destaca que através desta abordagem é possível também emagrecer de forma saudável, sem submeter-se a radicalismos. “Seguindo um plano individualizado e prescrito por um médico que leve em consideração a abordagem da medicina integrativa é possível, entre tantos outros benefícios, alcançar um emagrecimento saudável, levando o paciente a reduzir medidas sem fazer uso de medicamentos tarja preta, inibidores de apetite ou dietas super restritivas, mas sim levá-lo a se alimentar de forma consciente e com saúde, tendo em consideração a sua rotina e estilo de vida.”