Festival Brincâncias Literárias para Todas as Gentes vai agitar a zona Sul de São Paulo com atrações culturais gratuitas

Tempo de leitura: 3 Minutes

Nos dias 1 e 4 de dezembro, a região Sul de São Paulo receberá o Festival “Brincâncias Literárias para Todas as Gentes” que oferecerá uma programação gratuita com espetáculos musicais, bate-papo e contação de histórias que ligam a literatura com brincadeiras e contação de histórias.

Serão dois dias de atividades que envolverão crianças, profissionais da cultura e toda a família. Um festival que teve sua concepção feita pela escritora, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa Sousa, com curadoria da contadora, escritora e palestrante Ivani Magalhães.

Além das atividades abertas ao público no Centro Cultural Santo Amaro, o evento também levará atracões para os alunos da rede pública do CEU Casablanca, que receberá o Espetáculo Cris Barulins em Trio.

A abertura se dará no dia 1º no Centro Cultural Santo Amaro com uma mesa redonda com a presença de Andrea Souza, Susana Diniz e mediação de Ivani Magalhães, seguida de um bate-papo musical “Crianceiras”, com Márcio de Camillo.

O festival é uma realização do Instituto Muda Brasil, da contadora, escritora e palestrante Ivani Magalhães em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo conta com a produção de Teka Pinheiro da Criativos.br e Simone Hernadez do Recanto Alegre.

Ao explicar o programa, Andréa informa que a programação visa instigar a capacidade da inteligência humana de contar e ler história, bem como sua importância no desenvolvimento humano.

“Todas ações deste evento são inspiradas na importância da contação de histórias, na necessidade do lúdico e na beleza do lúdico. Tudo pensado para todas as faixas etárias”, explica. “Esta experiência nós chamamos de ludicidade literária, é um projeto inspirador, transformador e embasador”, completa.

A iniciativa foi pensada para promover o acesso gratuito e fomentar a importância da literatura e do brincar para toda a família, de forma a estimular a formação cultural. Entre os destaques estão: Bate-papo Musical do Crianceiras com Márcio de Camillo, Chris Barulins Trio e o Duo Badulaque

Para Teka Pinherio a importância de produzir ações como estas é o de criar referências culturais em Crianças e adultos em temas tão importantes como a literatura e o brincar, atividades essenciais na constituição da integridade humana, contribuindo para o bem-estar e acesso a cultura.

Para Ivani, as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, com contribuições aos aspectos psicológicos, cognitivos, físicos e sociais, especialmente nos primeiros anos de vida. Brincar é a linguagem fundamental das crianças é meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre a si mesmas, sobre o mundo e as relações com o outro.

Guilherme, do Instituto Muda Brasil ,complementa: “Com o advento da pandemia, muitas crianças perderam a referência do brincar em grupo, do partilhar e do socializar-se, desta forma, é de fundamental importância essa parceria entre nosso instituto e a Secretaria da Cultura na busca do resgate da infância e de todas as pessoas e da diminuição dos traumas comprovadamente causados pelo isolamento imposto pela pandemia, reconhecendo o poder transformador da cultura enquanto vivencia e experimentação

PROGRAMAÇÃO

Abaixo, confira a programação completa. Reiteramos que ela está sujeita a alterações:

1 de dezembro
Centro Cultural Santo Amaro Eventos gratuitos
Endereço: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Entrada Gratuita

18h Mesa redonda “Brincar, ler e contar históricas” com Andrea Sousa e Susana Diniz, mediação de Ivani Magalhães

19h30 Bate papo Musical Crianceiras com Márcio de Camillo

CEU Casa Blanca- evento fechado

10h e 14h – Espetáculo Planeta Peteca com Cris Barulins

Endereço: R. João Damasceno, 85 – Vila das Belezas, São Paulo – SP

4 de dezembro

Centro Cultural Santo Amaro

Endereço: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP

11h – Espetáculo Decolar com Badulaque

13h10 – Contação de histórias para famílias com Jussara Person e Soraia Uno.

14h – Histórias para bebês com Paula Knoll

15h – Contação de histórias – Festa na Terra da Mandioca com a Trupe BorBoletas

15h Espetáculo musical “Brincâncias Literárias” com Ivani Magalhães e Danilo Benício

Mais informações: Festival Brincâncias Literárias para Todas as Gentes

Dias 1 de Dezembro e 4 de dezembro

Local: Centro Cultural Santo Amaro

Endereço: Avenida João Dias, 822, Santo Amaro, em São Paulo.

Entrada Gratuita

Ficha Técnica
Realização: Instituto Muda Brasil, Ivani Magalhães e Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo

Concepção: Andréa Sousa

Apoio: Centro Cultural Santo Amaro e CEU CasaBlanca

Produção: Teka Pinheiro Criativos.br e Simone Hernandez Recanto Alegre

Direção de Arte: Paulo Muzel – BYZ

Sonorização: Karen Mezza

Iluminação: Doni Carminato

Assessoria de Comunicação e Imprensa: MM7 Comunica

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO

@brincanciasliterarias

@Institutomudabrasil

@criativosbr.arte

@ccsantoamaro

@smculturasp

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.