FOMO X JOMO: Thais Godinho fala sobre a sobrecarga de informações diárias e o cansaço mental adquirido com o tempo

Tempo de leitura: 1 Minute

Em um mundo acelerado como a era da tecnologia, a sobrecarga de informações tem sido gritante. Já é um senso comum que no dia a dia, a sociedade receba um número muito grande de notícias em seus celulares, notebooks, tablets, através de mensagens, sites, etc. Esse acúmulo de informações tem gerado um grande cansaço mental.

Existem muitos indivíduos que sentem um certo medo ou receio de estar perdendo alguma informação, por isso, acabam ficando desesperados quando não têm acesso a internet. De acordo com psicólogos e psiquiatras, esse esgotamento psicológico pode acabar acarretando em diferentes tipos de síndromes, como por exemplo, a mais falada na atualidade, a ansiedade.

Esse medo de não estar por dentro da notícia tem sido denominada por especialistas como FOMO — Fear Of Missing Out. Entretanto, existem aqueles que seguem o seu oposto, os chamados JOMO — Joy Of Missing Out — que nada mais é do que a alegria de estar desconectado. Se desconectar é uma forma de poder também descansar a mente, o que pode ser primordial para o indivíduo.

Entretanto, a especialista Thais Godinho alerta que, apesar de não existir uma forma de ficar por fora da tecnologia por completo, uma vez que, em uma sociedade capitalista, absolutamente tudo ainda depende do sistema, é válido se desligar por momentos das informações. Isso acaba gerando um bem para o estado mental e físico, ajudando na produtividade do indivíduo em toda e qualquer área da sua vida.

“Bloqueie uma hora por dia na sua agenda para se desconectar. Pode ser no horário que você quiser. E então, não assista TV, não ligue o computador, não mexa no celular nem leia no Kindle! Simplesmente desconecte-se de todos os aparelhos eletrônicos que, de alguma maneira, mexem com a sua mente. Esse deverá ser um tempo só seu, um presente diário, para usar como quiser. Ler um livro físico, conversar ao vivo com alguém da família, tocar um instrumento, meditar, cuidar do corpo. Desconecte-se”, recomenda Thais Godinho.

Conheça mais Thais Godinho:
https://www.instagram.com/vidaorganizadaoficial
https://linktr.ee/vidaorganizadaoficial

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *