Jair Bolsonaro: cai confiança da população
Segundo pesquisa de opinião da Perception, Engaje! Comunicação e Brazil Panels, o presidente da República tem sido uma das instituições que menos gera confiança no país. A primeira fase, realizada entre os dias 1 e 3 de abril, constatou que apenas 32% dos entrevistados tinham confiança em Jair Bolsonaro. Na segunda fase, entre os dias 29 de abril e 1 de maio, o percentual caiu para 15%.
Essa confiança também caiu sobre as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – na qual tem uma forte ligação com o presidente. No início da pandemia, a instituição militar era cotada para 31% das pessoas, caindo para 16%.
Outro que sofreu queda da confiança foi o Ministério da Sáude. Após a saída de Luiz Henrique Mandetta, substituído por Nelson Teich – passou de 51% para 45%. Entre os mais confiáveis seguem profissionais de saúde – subiu de 66% para 72% – e família, amigos próximos e comunidade – subiu de 48% para 54%.
O estudo foi realizado pela Perception, Engaje! Comunicação e Brazil Panels e entrevistou online, em todas as regiões do Brasil, homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes ABCD, com margem de erro de até 4%, para saber a opinião dos brasileiros sobre diversas ações cotidianas em meio ao novo cenário vivido com a pandemia.