Ministério das Relações Exteriores – o Itamaraty – presta homenagem ao Hospital Espanhol4 min read

Tempo de leitura: 3 Minutes

Na tarde chuvosa da última sexta-feira (18), na Sala de Acolhimento ao Familiar do Paciente, no Hospital Espanhol, choveu emoção e gratidão dos seus Colaboradores. O motivo foi a homenagem que receberam do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, pela atuação contínua, no atendimento às pessoas contaminadas pela Covid, desde abril de 2020. Nestes dois anos e sete meses de trabalho, quase 5 mil vidas já foram salvas da doença, pelos profissionais de saúde do HE.

A cerimônia foi promovida pelo representante do Itamaraty, o Diplomata e Conselheiro Celso de Arruda França, e organizada pelo Hospital Espanhol. Na oportunidade, o Diplomata fez a entrega de um desenho feito por duas crianças brasileiras que residem em Xangai, na China, para heróis brasileiros da saúde, motivando-os e os agradecendo por enfrentarem a pandemia. Sayiuri, de 12 anos, e Enzo, de 4 anos, foram os autores do desenho a duas mãos.

“Na Bahia, apenas o Hospital Espanhol está recebendo esta homenagem. Exatamente por ser a Unidade referência no enfrentamento à pandemia. A homenagem é, sobretudo, o reconhecimento de profissionais que trabalham com o tema da cooperação humanitária, assim como a Diplomacia. Neste contexto de incentivo e apoio, uma comunidade de brasileiros que residem em Xangai mobilizou suas crianças para fazerem desenhos destinados a profissionais da saúde no Brasil. E hoje estamos aqui, simbolicamente, com o desenho, trazendo o reconhecimento e o apoio de brasileiros no exterior” – explicou o Diplomata Celso de Arruda França. Ele fez a entrega do desenho ao Coordenador de UTI do HE, o Enfermeiro Adson Montes, e ao Gerente Médico do HE, Dr Leonardo Azevedo, ambos representando as centenas de Colaboradores que atuam no Hospital Espanhol.

Gestores do INTS estiveram presentes à cerimônia: o Presidente, José Urpia, o Gerente de Contratos, Fábio Finamori, e a Gerente de Comunicação, Joana Maltez. Cerca de 40 colaboradores do Hospital Espanhol participaram da homenagem que receberam, enquanto outras dezenas, permaneceram nos seus postos de trabalho, no plantão daquele dia, quando a Unidade já apresentava uma taxa de ocupação acima de 90%, sinalizando a chegada de mais uma onda da Covid.

Coroação de uma luta

O Presidente do INTS, José Urpia, disse sentir-se orgulhoso em prestigiar o evento promovido pelo Itamaraty para homenagear o Hospital Espanhol. “Este reconhecimento vem coroar a luta dos profissionais do INTS que juntos têm enfrentado a Covid com um trabalho de excelência. Vivemos momentos muito difíceis. Mas pior seriam, se a população baiana não tivesse a chance de contar com um serviço de assistência de qualidade como este. Infelizmente, uma nova onda está surgindo. Estamos preparados para enfrentá-la. E por isso que estou aqui hoje, para fortalecer o nosso time!” – explicou Urpia.

Falaram em nome do Hospital, a Diretora-geral, Sílvia Herranz e o Diretor Médico, o infectologista Roberto Badaró, que ressaltou a representatividade do desenho ter vindo de crianças residentes na primeira cidade do mundo a ser vítima da Covid, Xangai. E de ter chegado até o Hospital Espanhol, exatamente, quando a sua equipe de profissionais prepara-se para enfrentar a 5ª onda da doença, estruturando-se para dobrar o número de leitos disponíveis.

“Nós estamos muito felizes com esta representatividade e reconhecimento. De forma lúdica, e singela, nos abraçou e afagou. A equipe assistencial, sobretudo, chegou a uma exaustão, enfrentando o medo do desconhecido. Ao longo de mais de dois anos de trabalho, fomos amadurecendo em todos os sentidos, lutando por um mundo melhor. De certa forma, às crianças que representam o futuro, chegaram até aqui com os seus desenhos, fortalecendo a nossa equipe que segue trabalhando arduamente, dia a dia, para este futuro” – externou com emoção a Diretora-geral do Hospital Espanhol.

O evento foi encerrado ao som do violão do musicoterapeuta Marcos Barbosa e do violino do Auxiliar Administrativo Gabriel Alexandre que tocaram a música “Aquarela”, de Toquinho, bem temática de acordo com a cerimônia. A música é referência terapêutica no Hospital Espanhol, desde maio de 2020, e também se fez presente no recebimento da arte das crianças chinesas que presentearam nossos guerreiros da saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *