Pedidos de cidadania italiana apresentam aumento exponencial
Milhares de brasileiros descendentes de italianos possuem direito à cidadania italiana. Segundo o jornal italiano L’Arena, os cartórios dos pequenos municípios da Itália estão em colapso devido aos inúmeros pedidos, sobretudo de cidadão brasileiros, pelo reconhecimento da cidadania italiana, por descendência, segundo o critério do ius sanguinis. Dentre outros benefícios possíveis, a possibilidade de ir para a Europa, ou até mesmo Estados Unidos e Canadá, para estudar ou trabalhar, tem sido um dos objetivos dos requerentes da cidadania.
Contudo, a expectativa é que se os pedidos da América do Sul continuarem neste ritmo, os funcionários dos cartórios terão de trabalhar mais para os brasileiros do que para os próprios cidadãos, situação que tem causado polêmica entre os prefeitos das pequenas cidades italianas. Em Roverchiara, por exemplo, a situação se tornou insustentável. Ali, existem 2.600 habitantes e os cidadãos italianos por ius sanguinis no exterior, especialmente os brasileiros, são mais de 400 e há somente uma pessoa que trabalha nos Registos e no Estado Civil, deixando-a sobrecarregada. Além disso, a concessão da cidadania é apenas o primeiro passo, pois ainda é preciso acompanhar esses cidadãos ao longo da vida com a obrigação de transcrever mudanças de residência, casamentos, divórcios, nascimentos de filhos, todos os atos que devem obrigatoriamente ser registados no Município.
No entanto, para quem sonha em obter a cidadania, é preciso estar atento às mudanças que poderão ocorrer em breve. Isso porque, tramita no Senado italiano, um projeto de lei que pretende modificar e conceder a cidadania italiana somente para aqueles que possuem conhecimento do idioma italiano em nível intermediário, além de terem parentesco até a terceira geração, ou seja, somente até os bisnetos de imigrantes. Muito embora uma recente decisão da Justiça italiana, tenha sido favorável a todos que tem interesse em requerer a cidadania, pois amplia o rol de documentos possíveis para comprovar a descendência, caso o Projeto de Lei nº 752 seja aprovado, a situação dos descendentes poderá ser severamente restringida.
Nátali Lazzari, especialista em genealogia e cidadania italiana, líder da equipe da Avanti Cidadania, um escritório de consultoria jurídica especializado em cidadania italiana reitera que “Não adianta facilitar o procedimento se o projeto de lei for aprovado, pois altera a condição, isto é, a premissa, de uma grande parte da população brasileira de origem italiana que já é trineta ou tetraneta. O que recomendo é que quem tem interesse, deve ir atrás da cidadania agora”, conclui a especialista.
Avanti Cidadania
Escritório internacional de consultoria legal, especializado em cidadania. Com sedes no Brasil e Itália, a equipe de profissionais tem uma vasta experiência no campo da imigração, cidadania e residência. Eleito recentemente como o melhor escritório da Região Sul, a Avanti já auxiliou mais de 400 famílias a conseguirem a cidadania italiana.