Produtividade e minimalismo: Ferramentas para a saúde mental7 min read

Tempo de leitura: 6 Minutes

A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

Resiliência na física é propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Na psicologia capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Reprodução

Apesar de ser muito falado hoje, esse termos saúde mental e resiliência, pouco se fala das ferramentas eficazes para se alcançar ambos patamares.

Produtividade equilibrada, vida mais lenta e o minimalismo tem se mostrado ferramentas eficazes para se alcançar a plenitude em dias rotineiros ou ate em situações estressantes.

Para me ajudar nessa conversar eu convidei a querida criadora de conteúdo digital a Maria Clara pra uma conversa animadora.

Reprodução

Pra começar Clara, fale um pouco sobre você e sobre como começou seu trabalho nas redes sociais.

Me chamo Maria Clara, tenho 24 anos e sou de Catanduva, interior de São Paulo. Comecei meu canal no YouTube por conta que meu namorado na época, hoje meu marido, me incentivou a isso, ele criou o canal para mim. Como no início eu não conhecia o minimalismo, então postava mais sobre maquiagens e meu dia a dia no geral. Só depois que comecei a fazer o meu TCC relacionado ao minimalismo e me adentrei nesse estilo de vida eu comecei a usar o canal do YouTube para passar essa mensagem a mais pessoas.

Minimaslimo, porque é tão difícil desapegar?

Acredito que no início seja difícil desapegar porque estamos intrínsecos em uma sociedade que nos diz a todo momento para consumirmos cada vez mais, e além dessa mensagem vir a todo momento, ela vem de “todos os lados”, para onde olhamos vemos propagandas, objetos a serem comprados, coisas a serem consumidas, promoções etc… Estamos cercados por uma ideia que de PRECISAMOS comprar para sermos FELIZES.

Reprodução

Quais são as vantagens de se ter uma vida adepta a filósofa minimalista?

As vantagens são inúmeras: mais tempo para você, mais dinheiro sobrando (você não precisa gastar a todo momento), mais energia em seu dia a dia (já que por exemplo, na limpeza da casa você demora muito menos tempo em limpar uma casa com pouca coisa do que uma casa cheia de “bugiganga”. Além de claro, se autoconhecer, talvez essa seja a maior vantagem do estilo de vida minimalista ao meu ver, você entender aquilo que você gosta e aquilo que você não gosta.

Slow living, o que é e como começar a praticar?

O slow living, como o próprio nome já diz é viver a sua vida de uma forma mais lenta, mais tranquila, sem tanta agitação ou ansiedade. Se o seu desejo é ter este estilo de vida, a minha dica é: comece aos poucos, não encha de regras a sua vida por conta do novo estilo de vida que você quer seguir, muito pelo contrário, tente levar a vida de uma forma mais leve, mais simples… Comece pelas tarefas no seu dia, analise o que essencial ou não para a sua vida e lembre-se sempre, um passo de cada vez.

Reprodução

•Quais são os benefícios do Slow Living para quem prática?

Acredito que os benefícios do slow living são os mesmos do estilo de vida minimalista, até porque na minha visão, esses dois conceitos são muito semelhantes.

•A manter a motivação durante a quarentena tem sido um trabalho que demanda muito energia. Como se manter motivado dentro desse cenário?

 A motivação ao meu ver, é algo que às vezes acordamos com ela e às vezes não, e tudo bem! Todos somos humanos, todos temos nossos momentos de não querermos trabalhar etc… O importante é não deixarmos que a falta de motivação esteja presente todos os dias na sua vida. No meu caso, eu me sinto motivada tomando um bom café da manhã com meu esposo, agradando a nossa cachorrinha (que precisa de muita atenção), passeando no quintal, vendo as flores e os frutos que estão nascendo, tudo isso é revigorador para mim, porém eu sei que nem todo mundo tem um quintal em casa, por exemplo. Por isso eu sempre aconselho a fazer uma hortinha em vasos em sua casa ou no seu apartamento, pode parecer bobo né? Mas só de termos contato com a natureza, por mais pequena que ela seja, acredito que seja algo que nos motiva! Sem dizer é claro, de aulas de meditação e yoga, que você pode fazer no conforto da sua sala nesse momento de pandemia.

Divulgação

Produtividade é uma características que as pessoas atualmente tentam mais desenvolver no dia-a-dia. Como manter essa engrenagem rodando sem perder o equilíbrio com o bem estar?

Percebo que as pessoas normalmente relacionam a produtividade com a motivação, e não é bem assim ao meu ver. Produtividade está ligada a consistência e perseverança naquilo que você faz. Produtividade é trabalhar mesmo você não se sentindo motivado(a). Agora, a produtividade não pode atrapalhar os seus momentos de lazer e descanso, é difícil colocar esse limite, mas é necessário. Você não coloca esse limite toda vez que a sua família está reunida e você ainda está trabalhando até tarde da noite, toda vez que você percebe que seu corpo está pedindo descanso e você não o atende. Por isso, preze primeiro pelo seu bem estar, até porque se você não estiver bem mentalmente e fisicamente, você não conseguirá ser tão produtivo quanto gostaria.

E para terminar qual mensagem você deixaria para pessoas que estão tentando ter uma rotina de vida mais consciente e desafogada do que não é essencial?
 
A minha mensagem é: não desista de um estilo de vida mais simples e mais tranquilo pelos julgamentos dos outros ou por você não ser perfeito naquilo que você faz. O estilo de vida minimalista, que é o que eu mais me identifico, ele não deve ser um peso para você, deve ser algo libertador. Se liberte dos padrões, se liberte de contar quantas peças você tem. O minimalismo não é isso. O minimalismo é a ferramenta para você tenha uma vida simples e cheia de abundância, com aquilo que é necessário para você.

Reprodução

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.” (Buda)

Forte abraço.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *