Retratos da Etiópia – Exposição fotográfica celebra o Mês da Consciência Negra exaltando belezas ancestrais

Tempo de leitura: 2 Minutes

A jornalista e fotógrafa brasileira Carolina Tulim, atualmente residente em Roma, na Itália, traz ao Brasil sua nova exposição, que estreia na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás no mês da Consciência Negra com retratos feitos em junho deste ano em expedição fotográfica na Etiópia, na África Oriental. A abertura da mostra será na terça-feira (21), às 17h, no bloco C da Alego, e a mostra fica disponível ao público até o dia 8 de dezembro. Com achados arqueológicos com mais de 3 milhões de anos, trata-se de uma região de cultura antiga e extremamente rica e exuberante. As fotos da exposição foram clicadas em um dos locais mais importantes do país, a cidade de Lalibela, que possui 11 igrejas cristãs ortodoxas esculpidas em pedra bruta que datam dos séculos XII e XIII.

Mais do que reafirmar o imensurável valor arquitetônico de seus templos, nesta mostra, a fotógrafa buscou ilustrar seu interesse em retratar a beleza e o modo de vida do povo etíope que vive distante da capital, com suas cores, hábitos, crenças e hospitalidade.

“Apesar da língua na Etiópia ser o amárico, que possui inclusive seu próprio alfabeto, a comunicação foi sempre facilitada, seja em inglês ou mesmo por gestos e expressões faciais, pela abertura, gentileza e hospitalidade das pessoas em Lalibela. Sentimo-nos seguros, bem recebidos e acolhidos pela comunidade durante todo o tempo. E o modo natural como posam para a câmera reflete a bondade genuína que constitui sua forma de ser. A Etiópia é um lugar que definitivamente está entre os mais incríveis onde já estive”, relata Tulim.

Carolina vive fora do Brasil há seis anos, sendo quatro em Moscou, na Rússia, e dois anos em Roma. Em 2019, foi selecionada para expor suas fotografias na instituição de artes mais antiga da Rússia, a Russian Academy of Arts, sediada em Moscou. A mostra teve curadoria de Grigory Bogomolov e incluiu artistas de nove países. No mesmo ano, realizou exposições individuais em Goiânia e em Brasília com o tema “Rota da Seda – um olhar brasileiro sobre a Ásia Central”, que incluíram registros feitos no Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão.

A fotógrafa mantém o projeto “Clicks Around the World”, que contém os cliques de expedições fotográficas que realizou para mais de 50 países, em quatro continentes. A última delas incluiu Tailândia, Camboja e Vietnã e se prepara para virar livro.

SERVIÇO

VERNISSAGE
Exposição Retratos da Etiópia
Data – 21 de novembro de 2023, às 17h
A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de dezembro
Local – Bloco C da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO)

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.