Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção
Tempo de leitura: 1 Minute

Dra. Aniely D’ Agostino, especialista em Saúde Intestinal Integrativa, destaca a importância da avaliação precoce e de cuidados integrados para o tratamento de doenças como Disbiose, SIBO, SIFO, Síndrome do Intestino Irritável e Doença de Crohn

A saúde intestinal é essencial para o bem-estar geral, e cada vez mais estudos comprovam a ligação entre o intestino e outras áreas da saúde, como o sistema imunológico e até o humor. No Brasil, doenças intestinais crônicas, como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, têm atingido números preocupantes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% da população brasileira sofre de alguma condição intestinal, com destaque para a SII, que afeta cerca de 10 milhões de pessoas.

A Dra. Aniely D’ Agostino, especialista em Saúde Intestinal Integrativa, alerta sobre a importância de uma alimentação balanceada e prática de vida saudável. Porém, mais que isso, é necessário desintoxicar, desinflamar e desparasitar o intestino de ano em ano. “Muitas pessoas ignoram sintomas como dor abdominal, constipação ou diarreia recorrente, sem saber que esses sinais podem indicar condições crônicas que afetam a qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações”, explica.

Outro ponto que merece destaque é o aumento no número de casos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, condições inflamatórias graves que, se não tratadas, podem levar a complicações severas. “A alimentação inadequada, o estresse e o uso abusivo de medicamentos são alguns dos fatores que contribuem para o aumento dessas doenças no Brasil”, ressalta a Dra. Aniely.

Além de alertar sobre a necessidade de consultas regulares, a especialista destaca a importância de um cuidado integral. “Nosso intestino é conhecido como o segundo cérebro. Porém, com anos de estudos e avaliação dos benefícios que ele traz, já o considero o primeiro cérebro. A forma como cuidamos dele impacta diretamente nossa saúde mental e física. Estratégias como a modulação do microbioma intestinal podem trazer resultados surpreendentes”, completa.