Workshop Solidário uniu engenheiros para apoiar vítimas das cheias no Rio Grande do Sul
A semana do Workshop Solidário “União da Engenharia pelo Rio Grande do Sul” reuniu engenheiros, estudantes e profissionais para promoção do compartilhamento de conhecimento e apoio às vítimas das recentes cheias que afetaram o estado. O evento online e gratuito contou com a participação especial de Henrique Gonzalez, da Ambiental Pro, e outros renomados especialistas nas diversas áreas da engenharia.
Organizado pelo sistema Confea/Crea (sob a presidência de Vinicius Marchese), CreaSul, CDERs (Colégio de Entidades de Classe Regionais), CreaJr, União da Engenharia e Blog da Engenharia, com apoio do Crea-SC (presidido atualmente pela engenheira ambiental Nanci Walter), o workshop teve como objetivo unir a comunidade de engenharia em um esforço colaborativo para ajudar as áreas afetadas pelas enchentes e fomentar a inovação e o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.
Durante os cinco dias do evento, foram abordados temas relevantes e diversificados, como cidades inteligentes, perícia judicial de engenharia, oportunidades de trabalho na engenharia legal, avaliação de imóveis rurais, contribuição do engenheiro na revisão do plano diretor pós-enchentes no RS, orçamento de obras, vícios construtivos, impermeabilização, agricultura digital, gestão energética e veículos elétricos, PGRCC, patologia das construções, NR24 e LPIO.
Henrique Gonzalez trouxe a palestra sobre “Sensoriamento Remoto Aplicado às Análises Ambientais”, como destaque na programação, compartilhando sua vasta experiência em consultoria ambiental e conhecimento em geoprocessamento e sensoriamento remoto para os participantes.
Henrique Gonzalez é Engenheiro Ambiental formado pela UFRJ e especialista em geoprocessamento e sensoriamento remoto. Como sócio e cofundador da Ambiental Pro, ele tem um histórico impressionante de capacitação de mais de 70 mil profissionais. Além disso, é reconhecido como LinkedIn GIS Top Voice por sua contribuição na plataforma e profundo conhecimento em análise espacial de dados e monetização a partir da produção de mapas.
O evento representou uma valiosa oportunidade de aprendizado com especialistas renomados e um importante apelo à solidariedade.