As novas formas de trabalho do “novo normal” não desvalorizará pessoas
Há muito tempo já se ouve falar em transformação dos negócios através da tecnologia. A chamada transformação digital, em grande medida já tinha alcançado diversas organizações, mas ainda encontrava algumas barreiras. A partir deste novo normal, onde a tecnologia foi a força motriz para a continuidade dos negócios, todas as organizações vivenciaram a sua grande importância e força em segurar e manter o mundo caminhando.
O conceito da quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, foi desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, que segundo ele, “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. O momento atual marca portanto, uma mudança de paradigma, não apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.
Neste processo, se faz necessário soluções tecnológicas que não só aproxima pessoas, mas que dê todo o aparato necessário para o seu desenvolvimento. Soluções como videoconferência, telemedicina, realidade virtual, salas de aulas virtuais, entre outras, incrementam resultados pois proporcionam às empresas maior produtividade e capacidade de entrega aos seus clientes. Uma vez que estas tecnologias irão gerar ganhos de eficiência, as organizações poderão adquiri-las com retorno rápido do investimento. Nem por isto como um dia se chegou a pensar, as pessoas serão desvalorizadas, ao contrário; profissionais terão a possibilidade de dedicar-se mais e melhor ao desenvolvimento de ideias colocando em prática nossa inteligência emocional, que é o que de fato, nos difere e qualifica insubstituíveis por quaisquer mecanismos.
Ao mesmo tempo em que vivemos mudanças diárias significativas, também temos a oportunidade para repensar a forma como agimos atualmente e assim construir novas realidades. Como o trabalho remoto que proporciona uma maior proximidade entre as famílias e uma jornada de trabalho mais flexível, a redução de custos com viagens de reuniões corporativas, que podem ser realizadas em salas virtuais, com qualidade de som e imagem quase não deixando a desejar para reuniões presenciais, não fosse o prazer de um aperto de mãos.
Sobre a absolut technologies: Somos uma empresa de áudio e vídeo provedora global de soluções inteligentes em Pro-AV, especializada em sistemas de comunicação Unificada (UC), colaboração e serviços gerenciados. No mercado desde 1998, possuímos sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Miami e Lisboa. Somos a GPA no Brasil e em Portugal, e como GPA pensamos e agimos globalmente com o objetivo claro de fornecer a cada vez mais pessoas e organizações, o ambiente ideal para colaborar, compartilhar ideias e conhecimentos, aumentando a criatividade de cada equipe em todos os cantos do mundo.