Como organizar um simpósio para uma grande empresa?4 min read

Tempo de leitura: 3 Minutes

Compartilhar conhecimentos sobre a área que atuamos com outros especialistas do mesmo segmento é algo mais do que necessário nos dias de hoje, pois além de ser algo muito importante para aumentar o networking da empresa, também é uma forma de conhecer novas opiniões e obter mais informações sobre as novidades do mercado em que estamos inseridos.

E qual a melhor forma de fazer isso do que organizando um grande simpósio? Esse tipo de evento é ótimo para trocar ideias, conhecimentos e experiências, e é muito benéfico para todos que participam, afinal de contas, são todos do mesmo segmento.

Mas atenção, não estamos falando de seminários, mesas redondas e palestras. Um simpósio é um evento bem diferente de todos esses, e não deve ser confundido. E se você está pensando em organizar um, é necessário que saiba quais são as diferenças que existem entre eles.

Então, se é exatamente isso que você está buscando, além de dicas do que precisa fazer para organizar um, continue lendo este artigo até o final, pois aqui iremos explicar o que é um simpósio, quais as diferenças dele para os demais eventos e o que você precisa fazer para organizar um. 

Mas afinal, o que é um simpósio?

Primeiro, vamos falar sobre o que é um simpósio e explicar como ele se difere dos demais exemplos que, geralmente, se confundem. Logo em seguida, vamos te explicar uma breve definição sobre os demais tipos de eventos que costumam se confundir com o simpósio, assim, você saberá a diferença que existe entre todos eles.

Um simpósio nada mais é do que um evento onde muitos especialistas falam sobre um tema central e expõem suas respectivas opiniões sobre o tema que foi definido. Mas, não há uma discussão, cada especialista dá a sua opinião e todos ouvem, fazem anotações e respeitam.

Isso porque a real intenção de um simpósio é realmente promover apenas a troca de experiências e conhecimento, que podem ser dialogadas durante um coquetel servido após o evento, ou no coffee break. Então, para ficar ainda mais simples de entender, um simpósio tem as seguintes características:

  • promover diálogos amigáveis sobre um tema específico;
  • mantém o seu foco em um único tema pré definido;
  • costuma durar apenas um dia;
  • tem como principal objetivo avançar pesquisas e compartilhar conhecimentos.

Agora que você já entendeu o que é um simpósio, confira a seguir quais são as principais características dos demais tipos de eventos que são confundidos com ele. Assim, você não terá mais dúvidas sobre qual é qual:

  • Workshop: são rápidos e práticos, e geralmente são organizados apenas para ensinar alguma coisa;
  • Mesa redonda: em mesas redondos é escolhido um único tema, onde vários especialistas se reúnem e o discutem com um outro especialista sendo o mediador da discussão;
  • Congresso: é um evento que serve mais para informar ou esclarecer o resultado de alguma pesquisa específica que foi realizada;
  • Seminário: em seminários sempre existem oradores, e apesar de haver um tema principal, demais especialistas que estiverem participando podem falar de temas secundários que sejam derivados do tema principal;
  • Palestra: por fim, as palestras costumam ser rápidas e feitas apenas para tratar de um assunto específico, geralmente, o objetivo é apenas falar sobre novas informações que se têm a respeito deste assunto.

4 passos essenciais para organizar um simpósio de sucesso

Agora que você já sabe exatamente do que se trata um simpósio, continue lendo e confira quais são alguns dos passos mais essenciais que você precisa seguir para organizar o seu.

Defina o tema principal

Como falamos algumas vezes no início, um simpósio sempre tem um tema principal, e você precisa definir qual será este tema antes de começar a divulgação do seu evento. Para isso, pense sobre quais são os principais desafios do seu público alvo, e o que você precisa fazer para ajudá-lo.

Convide os especialistas para palestrar

O seu próximo passo é convidar os especialistas que irão participar do simpósio e, para aumentar o interesse deles de participar, você pode dar brindes personalizados na hora de realizar o convite. Além disso, é importante que você os convide com antecedência para que eles encontrem um espaço em suas agendas e confirmem presença.

Escolha a data e o local

Para escolher a data e o local, você precisa levar algumas coisas em consideração. A primeira delas é a facilidade de acesso, tanto dos convidados, quanto dos especialistas. Depois, você também precisa verificar a disponibilidade dos especialistas e a capacidade do local. 

Divulgue

Por fim, depois que você já tiver definido tudo acima, também é importante decidir se servirá um coffee break, um coquetel ou ambos. E, após definir essa última parte, chegou o momento de fazer a divulgação e disponibilizar os ingressos online, para que os interessados possam adquirir para comparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *