Cozinha Capim Guiné aposta em cozinha autoral para movimentar Lagoa Santa (MG)
Tempo de leitura: 2 Minutes

Restaurante combina técnicas da culinária francesa, ingredientes regionais e releituras de clássicos mineiros em proposta comandada por Leandro Pimenta e Edineia Nascimento

 

A gastronomia de Lagoa Santa ganhou no último ano uma nova frente de experimentação com o Cozinha Capim Guiné, restaurante que aposta em uma cozinha autoral baseada em técnica, produtos regionais e releituras de pratos associados à culinária brasileira. À frente da casa estão o chef Leandro Pimenta e a esposa Edineia Nascimento. Ele apaixonado por gastronomia, com formação no Culinary Institute of America, e ela autodidata. A proposta é criar uma experiência gastronômica que dialogue com o repertório do público sem abrir mão de uma cozinha elaborada e de identidade própria.

A concepção do restaurante parte de uma base técnica francesa, utilizada como ferramenta para reinterpretar ingredientes e preparos conhecidos em Minas Gerais. O resultado aparece em pratos como o Porquinho Tricque, que incorpora a técnica au poivre a produtos locais, o Frango Metido, inspirado no tradicional frango com quiabo, e o Filé Turbinado, que reúne filé-mignon, massa artesanal de cúrcuma e redução de catuaba. “A gente quer fazer uma cozinha autoral, mas sem perder a conexão com aquilo que as pessoas conhecem. A técnica está a serviço do produto e da experiência, não para criar uma comida distante do público”, afirma Leandro Pimenta.

Para Edineia, a construção dessa identidade também passa pela maneira como o restaurante se relaciona com a cidade. A expansão imobiliária e o crescimento do número de condomínios e imóveis destinados a temporadas têm transformado o perfil de consumo da região e criado novas oportunidades para o setor. Nesse cenário, o Capim Guiné busca contribuir para ampliar as opções gastronômicas disponíveis em Lagoa Santa e fortalecer a cidade como destino também pela mesa. “Existe um movimento acontecendo em Lagoa Santa, mas ainda há espaço para desenvolver uma gastronomia que acompanhe o crescimento da cidade. A nossa intenção é fazer parte dessa transformação e mostrar que existe público para uma cozinha autoral na região”, comenta.

A atuação do casal não se limita ao cardápio. O restaurante também criou o projeto Encontros, iniciativa de cozinha colaborativa que promove a participação de chefs convidados em edições realizadas ao longo do ano. A proposta amplia o repertório da casa e cria uma oportunidade para que diferentes profissionais apresentem seus trabalhos ao público local. A primeira edição contou com o chef Thiago Matos, e a programação prevê novos encontros até dezembro.

A iniciativa também acompanha mudanças no próprio mercado gastronômico de Lagoa Santa. O crescimento dos personal chefs e a procura por experiências gastronômicas em imóveis de temporada são alguns dos movimentos observados pelo restaurante. Para Leandro, esse cenário reforça a necessidade de pensar a gastronomia para além do funcionamento cotidiano de um estabelecimento. “Quando você traz outros chefs, outras técnicas e outras histórias para dentro da casa, também cria uma troca com o público e com a própria cidade. O restaurante passa a ser um espaço de encontro e de circulação de conhecimento”, afirma.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.